Neste segundo turno das eleições vote em quem defende a classe trabalhadora
Plataforma eleitoral da CUT disponibiliza aos eleitores pontos que a Central entende serem fundamentais para o desenvolvimento das cidades. Segundo turno será em 52 cidades do país
Publicado: 10 Outubro, 2024 - 13h55 | Última modificação: 10 Outubro, 2024 - 14h00
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha
Em 52 municípios brasileiros, sendo que 15 são capitais, haverá segundo turno para a eleição de prefeitos e prefeitas, no dia 27 deste mês. Veja abaixo a lista das cidades em que haverá segundo turno. Quem não votou no primeiro turno e ainda não justificou a ausência pode votar no dia 27.
É preciso que o eleitor tenha em mente que as eleições municipais são um importante momento da democracia para que a classe trabalhadora possa escolher quem vai administrar a cidade em que vive.
Sob este aspecto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) publicou a sua Plataforma Eleitoral em que elenca 13 pontos fundamentais, definidos a partir do debate interno na direção da entidade, que devem ser observados na hora de registrar o voto nas urnas eletrônicas.
Para este ano foram traçados um desenho de como deve ser a cidade em que queremos morar com direito aos serviços públicos de qualidade em educação, saúde, segurança, mobilidade, emprego, liberdade de organização sindical, particularmente dos servidores públicos, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, entre outros temas.
O presidente da entidade, Sérgio Nobre, em entrevista recente, ressaltou que a plataforma é um instrumento importante para o trabalhador, como cidadão, fazer a escolha certa. Para comprometer os candidatos com o projeto de cidade que queremos neste momento de reconstrução do país e de fortalecimento da democracia.
“É necessário que em cada cidade busquemos sedimentar as bases desse projeto. Os 13 temas que escolhemos como parte da Plataforma são os pilares deste projeto no município”, disse Sergio Nobre.
Confira os 13 pontos da Plataforma
Inserir o município no esforço de reconstrução do Brasil, com geração de emprego, renda e oportunidades de trabalho
Moradias em ambientes seguros e transição justa
Diálogo, negociação e respeito aos sindicatos de servidores e servidoras
Chega de privatizações e terceirizações: concurso público
Mais segurança e menos violência
Transporte público de qualidade e a baixo custo
Cultura, esporte e lazer
Saúde e saneamento básico
Água limpa, alimentos saudáveis e meio ambiente
Educação de qualidade e requalificação profissional
Democracia e participação popular
Solidariedade, igualdade de oportunidade e justiça social
Limpeza, coleta e tratamento adequado do lixo”,
A plataforma vem ao encontro da defesa da democracia juntamente com a “Carta Compromisso” lançada no início deste mês, que tem oito pontos que abrangem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e de servidores e servidoras públicos.
Baixe aqui a Plataforma Eleitoral da CUT.
Onde haverá segundo turno
As 15 capitais são:
Aracaju (SE)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Campo Grande (MS)
Curitiba (PR)
Cuiabá (MT)
Fortaleza (CE)
Goiânia (GO)
João Pessoa (PB)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Palmas (TO)
Porto Alegre (RS)
Porto Velho (RO)
São Paulo (SP)
Os outros 37 municípios onde haverá 2º turno são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São João de Meriti (RJ), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).