No RS, Lula lidera com 42% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro, diz Ipec
O petista cresceu dois pontos no estado na segunda pesquisa realizada pelo Ipec, passando de 40% para 42%
Publicado: 05 Setembro, 2022 - 17h00 | Última modificação: 05 Setembro, 2022 - 17h09
Escrito por: CUT-RS
O ex-presidente Lula (PT) cresceu dois pontos percentuais na segunda pesquisa realizada no Rio Grande do Sul pelo Instituto Ipec, passando de 40% para 42% nas intenções de voto cpntra 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que perdeu um ponto percentual.
O terceiro colocado é o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) manteve os mesmos 7% registrados em agosto. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) subiu dos percentuais, passando de 2% para 4%.
Os candidatos Felipe D'Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Os demais não pontuaram. Os eleitores indecisos somam 6%, enquanto os que pretendem votar em branco ou nulo são 4%.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope após o seu encerramento e atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
A pesquisa foi contratada pela RBS e realizada com 1,2 mil pessoas em 62 municípios gaúchos, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro.
Governador
O governador que renunciou Eduardo Leite (PSDB) continua na frente das intenções de voto com 38%, seguido pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), com 24%, e o deputado estadual Edegar Pretto (PT) com 9%,
O senador Luis Carlos Heinze (PP) tem 6%, o ex-deputado Vieira da Cunha (PDT) com 2% e o empresário Roberto Argenta (PSC) com 2%.
Os candidatos Paulo Roberto (PCO), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB) têm 1% cada um. Carlos Messalla (PCB) não pontuou.
Votos brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não opinaram, 9%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Senador
Na disputa para o Senado, o ex-governador Olívio Dutra (PT) segue liderando com 28% das intenções de voto, seguido pela ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) com 25%. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) aparece em terceiro lugar com 18%.
Os demais candidatos ao Senado estão bastante atrás. Comandante Nádia (PP) possui 3%. Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã) e Professor Nado (Avante) têm 2% cada. Airto Ferronato (PSB) e Fabiana Sanguiné (PSTU) têm 1% cada.
Dos entrevistados, 6% disseram que irão votar em branco ou nulo e 12% ainda não escolheram o candidato.
O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-02047/2022.
Com informações de GZH