Nota da CUT: Dória despeja famílias em meio à Pandemia
CUT São Paulo e CUT Brasil se soma aos movimentos sociais e responsabiliza o governador Dória por esse ato de crueldade
Publicado: 07 Maio, 2020 - 17h16
Escrito por: Redação CUT

Na contramão das ações e medidas contra o coronavírus (COVID – 19), nesta quinta-feira (7) a polícia militar de Dória cumpriu uma liminar de reintegração de posse contra cerca de 50 famílias da comunidade Taquaral, localizada no bairro Monte Líbano, em Piracicaba,
Num momento em que a pandemia tende a se agravar e que o isolamento social é imprescindível, o Tribunal de Justiça de São Paulo mantém a reintegração de posse de famílias que lutam pelo direito à moradia. As famílias ocupam essa área desde janeiro, que pertence à herdeiros de um advogado de São Paulo, e estava abandonada servindo apenas para especulação imobiliária, sem nenhum uso.
A prefeitura do município e o governador ignoraram os pedidos dos movimentos sociais, partidos políticos e da Defensoria Pública que tentavam impedir a ação, justificando tratar-se de área particular. Conforme os relatos das famílias, a polícia chegou com tratores que foram lançados contra as moradias, sem qualquer negociação, os pertences foram levados para um galpão e as famílias foram despejadas sem ter lugar para ir, o que aumenta o risco iminente de contaminação e morte pelo coronavírus.
E o pior, é que a Deputada Bebel, que estava no local para apoiar as famílias teve voz de prisão dada pela polícia assim como para o advogado que ali também estava e a prisão não foi efetivada pela pressão da comunidade e movimentos sociais presentes.
A Central Única dos Trabalhadores no estado de São Paulo e a CUT Brasil,
se soma aos movimentos sociais e responsabiliza o governador Dória por esse ato de crueldade, e exige que sejam disponibilizados alojamentos dignos para essas famílias despejadas durante a pandemia e que o governador suspenda todas as reintegrações de posse, sejam urbanas ou rurais enquanto durar a pandemia, cumprindo seu discurso cotidiano de enfrentar a pandemia com coragem e políticas públicas dignas.
Dória, não é momento de tirar as casas das pessoas, é hora de ficar em casa!
Direção da CUT – SP e CUT Brasil