Nota da CUT-RJ em solidariedade à greve da educação municipal no Rio de Janeiro
Em nota, Central expressa solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras a educação pública municipal do Rio de Janeiro, em greve contra projetos do prefeito Eduardo Paes que retiram direitos da categoria
Publicado: 26 Novembro, 2024 - 10h53 | Última modificação: 26 Novembro, 2024 - 10h58
Escrito por: CUT-RJ
A Central Única dos Trabalhadores expressa sua total solidariedade aos profissionais da educação municipal do Rio de Janeiro que, com coragem e determinação, decidiram entrar em greve contra as mudanças propostas pelo prefeito Eduardo Paes no Projeto de Lei 186/2024 que retira direitos dos servidores e a lei recém aprovada 8666/2024 que amplia o tempo de contrato temporário no serviço público municipal. Entendemos que essas alterações impactam negativamente as condições de trabalho e a qualidade da educação oferecida às nossas crianças e jovens.
Repudiamos veementemente qualquer ato de agressão ou intimidação sofrido por esses profissionais durante suas manifestações. A liberdade de expressão e o direito à manifestação são pilares fundamentais de uma sociedade democrática, e qualquer tentativa de silenciar vozes que buscam justiça e melhores condições de trabalho deve ser combatida.
A luta pela valorização dos profissionais da educação é uma luta de todos nós. Estamos juntos nessa batalha, acreditando que uma educação de qualidade é a base para um futuro mais justo e igualitário para todos.
Se é importante para a sua vida, é uma luta da CUT!
Em solidariedade,
Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras