Nota de repúdio à agressão cometida contra Antonia Matias, presidenta da CUT Roraima

Central repudia violência cometida contra a presidenta da CUT Roraima durante plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES), no dia 26/08.

Publicado: 06 Setembro, 2024 - 14h10

Escrito por: CUT

reprodução

Em nota, a CUT Nacional expressou repúdio à agressão cometida contra a dirigente da Central no estado de Roraima, Antônia Matias, atual presidenta da entidade em plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES), no dia 26 de agosto de 2024.

A CUT exige ainda que o Conselho “busque elaborar mecanismos de combate a todas as formas de violência em seus espaços para que o direito à participação sindical não seja ameaçado e nem se torne um risco à saúde de nossa representação e de demais integrantes do Conselho”.

Para a CUT, conforme explicitado na nota, não se trata de apenas um ataque à pessoa, mas “um ataque que se estende à todas as mulheres que solidariamente lutam fervorosas por um ambiente de trabalho digno, seguro e respeitoso”.

Leia a íntegra do comunicado

“A Central Única dos Trabalhadores – CUT vem a público expressar seu mais profundo repúdio às agressões cometidas pelo senhor Sebastião Lima Diniz Neto contra a presidenta da Estadual da CUT em Roraima, senhora Antonia Matias, durante a reunião da plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada no dia 26 de agosto de 2024.

Consideramos inaceitável que, em um espaço dedicado à defesa dos direitos e à construção de políticas públicas, qualquer forma de violência ou desrespeito a uma mulher seja praticada. Toinha Matias, como é carinhosamente chamada no estado, tem uma trajetória marcante à frente da CUT no estado de Roraima; ao longo de sua caminhada sindical, sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sendo uma referência no estado e sua história é um exemplo de luta e resistência.

A CUT tem entre os seus objetivos a luta por melhores condições de vida e de trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à democracia. Da mesma forma, tem como princípio a luta por condições dignas de trabalho e de vida para as mulheres, parcela significativa da classe trabalhadora e da população brasileira, se colocando contra todas as formas de opressão, desigualdades e violências. Portanto, o respeito à democracia, o respeito à atuação sindical nos espaços de participação popular e construção de políticas públicas e o respeito às mulheres fazem parte princípios orientadores da ação da CUT.

Nesse sentido, as agressões desferidas à presidenta da Estadual da CUT em Roraima não são apenas um ataque à sua pessoa, é um ataque que se estende à todas as mulheres que solidariamente lutam fervorosas por um ambiente de trabalho digno, seguro e respeitoso, principalmente em um país com índices alarmantes de violências contra mulheres e de feminicídios. E sobretudo, um ataque ao direito de atuação sindical de uma mulher em um espaço de debates e de construção coletiva das políticas públicas para o povo.

A CUT reafirma seu compromisso  histórico com a justiça, com a igualdade e com a democracia; seu compromisso contra todas as formas de violências e agressões às mulheres e aos espaços democráticos de participação popular. Solicitamos ao Conselho Estadual de Saúde de Roraima – CES/RR que medidas sejam tomadas para que a integridade e a efetiva condição de participação da Estadual da CUT Roraima e de sua presidenta no estado, Antonia Matias, seja assegurada com respeito e com segurança necessária. Da mesma forma, solicitamos que ao Conselho que busque elaborar mecanismos de combate a todas as formas de violência em seus espaços para que o direito à participação sindical não seja ameaçado e nem se torne um risco à saúde de nossa representação e de demais integrantes do Conselho.

Se é importante para as mulheres, é uma luta da CUT.
São Paulo/SP, 05 de setembro de 2024".

Assinam a nota:

Renato Zulato – Secretário-Geral