Escrito por: CUT Nacional
Parlamentar foi vítima de ataques preconceituosos durante seu discurso no Senado
A Central Única dos Trabalhadores, por meio de sua Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora, vem a público manifestar sua solidariedade à companheira Regina Sousa, senadora do PT pelo estado do PI, pelo preconceito de gênero, classe e raça, que sofreu por parte da jornalista Joice Hasselmann.
A referida jornalista gravou uma “selfie” no Senado enquanto Regina Sousa discursava, no qual, entre outras coisas, afirmava que a senadora é “semi-analfabeta”, "uma criatura cretina” e a chama de “anta", que só fala “asneiras”, dentre outras declarações que podem ser consideras crime contra honra, como injúria.
Esses comentários e outros que a jornalista fez demonstra o ódio de classe e raça que essas pessoas têm em relação aos trabalhadores e trabalhadoras que ocupam legítimos espaços de poder ou ascendem socialmente.
Conhecemos a capacidade política, a formação e a trajetória de luta e compromisso da companheira Regina de longa data. Ela construiu sua história na militância sindical e partidária Presidiu o Sindicato dos Bancários e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí e atualmente preside o Partido dos Trabalhadores naquele estado.
Desde o dia 1º de janeiro de 2015 assumiu o mandato de senadora com a eleição de Wellington Dias para governador do Piauí. Apesar do pouco tempo no Senado, a senadora tem se destacado pela firme e contundente defesa dos interesses da classe trabalhadora.
São Paulo, 1º de setembro de 2016
Sérgio Nobre Junéia Batista
Secretário-Geral Secr. Nac. da Mulher Trabalhadora