Rádio Palmeira FM e radialista Marcos Rogério Web são atacados por fascistas
Nota da Rádio Democracia e o Movimento Nacional de Rádios Comunitárias repudiando atitude covarde, prepotente e intimidadora realizada por grupos fascistas de extrema direita
Publicado: 13 Abril, 2018 - 16h38 | Última modificação: 13 Abril, 2018 - 17h31
Escrito por: Radio Democracia
A Rádio Democracia e o Movimento Nacional de Rádios Comunitárias vêm a público repudiar a atitude covarde, prepotente e intimidadora realizada por grupos fascistas de extrema direita contra o radialista Marcos Rogério Weber e a Rádio Comunitária Palmeira FM de São Miguel do Oeste Santa Catarina.
A Rádio Palmeira FM também participa da Frente de Rádios democráticas junto com a Rádio Democracia, cujo objetivo é levar informação de qualidade a suas comunidades, contribuindo para furar o bloqueio midiático golpista.
A liberdade de Expressão é um direito fundamental em todas as nações democráticas e livres, menos no Brasil, onde grupos fascistas atacam covardemente na forma de milícias e grupos armados cidadãos conscientes que defendem a democracia e o livre direito de liberdade de expressão, dentre eles o Radialista Marcos Rogério Weber e a Rádio Comunitária Palmeira FM.
As Rádios Comunitárias articuladas na Rádio Democracia exige a imediata punição dos responsáveis por este ato covarde, e entende que o “Direito de resposta” exigido de forma arrogante e prepotente por esta milícia não deve ser dado, haja vista que num veículo que luta pela liberdade e democracia não cabe justificativa para atos de violência, como o ocorrido com a caravana do ex-presidente Lula, hoje um preso político vítima destas mesmas elites que atacaram a Rádio Comunitária Palmeira FM.
Há algum tempo, o movimento de Radiodifusão Comunitária vêm denunciando ataques da extrema direita fascista contra as nossas emissoras, como o ocorrido na Bahia e em Bebedouro, localidades onde ocorreram atos semelhantes com nossas emissoras incendiadas por grupos contrários a Liberdade de Expressão, onde na época exigimos do Ministério das Comunicações a investigação da Polícia Federal nestes lamentáveis episódios.
Infelizmente a Polícia Federal sempre foi conivente com a criminalização das Rádios Comunitárias, pois é esta estrutura do estado responsável pelo fechamento de mais de 30 mil rádios no país, com o seqüestro de seus equipamentos e a criminalização de seus dirigentes para legitimar a mídia golpista e privada. Não acreditamos que esta estrutura do estado vá punir seus responsáveis, muito pelo contrário, esta ação vai ainda mais legitimar a política de extermínio de nossos militantes e dirigentes.
A Rádio Democracia teme pela vida de nosso militante Marcos Rogério Weber e exige do governo do estado de Santa Catarina segurança total ao nosso radialista, sua equipe e a Rádio Comunitária Palmeira FM.
Também nos preocupamos com a sustentabilidade da Rádio Palmeira, pois como todos sabemos, a Rádio foi invadida por representantes de grupos econômicos, do latifúndio e do comércio local, e não será novidade alguma o boicote destes grupos no sentido de inviabilizar a sustentabilidade da emissora. Neste sentido, iniciaremos em breve uma campanha de arrecadação de recursos para que a Rádio Comunitária Palmeira FM continue no ar como um veículo de comunicação voltado para a defesa da democracia, da liberdade de expressão e contra o golpe
Uma equipe da Rádio Democracia e do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias estará se dirigindo para São Miguel do Oeste para prestar solidariedade e também atuar em conjunto para a punição destes facistas e em defesa de nossos companheiros e da Rádio Comunitária Palmeira FM.
Se necessário, a Rádio Democracia formará Rede Nacional de Rádios em defesa de nossos companheiros e da Rádio Palmeira FM, para mostrar para a sociedade, aos fascistas e ao latifúndio, que estamos dispostos até as últimas conseqüências para frear os ataques fascistas contra a democracia, a intolerância e a volta do regime totalitário.
Não nos calarão
Brasil – 13 de Abril de 2018.
Rádio Democracia – Construindo uma Outra Comunicação Para o Brasil