Novo protesto nesta terça-feira (16) pela...
Aposentados seguem há 18 dias ocupando a sede do Fundo, no centro do Rio de Janeiro
Publicado: 16 Julho, 2013 - 09h42
Escrito por: Redação Pauta Nova
Aposentados e pensionistas do Fundo de Pensão Aerus, ex-funcionários da Varig e Transbrasil, seguem ocupando há 18 dias a sede do Fundo, no centro do Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira (16), às 14h, está previsto atos de protesto em todo o País, em solidariedade aos 13 idosos, que participam da ocupação, e cobrando do Governo Federal um desfecho para o caso.
Em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo (Congonhas) os aposentados devem se reunir, nos aeroportos, para marcar o dia. Em Brasília, o protesto deve acontecer dentro do Congresso Nacional e, no Rio, a concentração acontecerá em frente ao prédio onde está acontecendo a ocupação, na Rua do Ouvidor 121.
Os organizadores convidaram inclusive um grupo de parlamentares, Deputados e Senadores para conhecer, no Rio do Janeiro, a situação que estes trabalhadores estão vivendo.
Na última sexta-feira (12), o grupo que ocupa a sede do Fundo recebeu representantes da comissão externa da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar o caso Aerus. O grupo coordenado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), e com a presença dos deputados Stepan Nercessian (PPS-RJ), Otavio Leite (PSDB-RJ), Miro Teixeira (PDT-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ), se comprometeu a buscar e intermediar uma solução junto ao executivo e ao judiciário, e a apresentar emenda ao orçamento da União, para garantir o pagamento mensal aos assistidos.
A expectativa dos organizadores é que o protesto tenha a maior adesão, até pela iminência de acabarem, totalmente, os recursos do Aerus que tem pago, nos últimos anos, em média, apenas 8% das pensões e aposentadorias.