Escrito por: Redação CUT
Altamente contagiosa, a cepa indiana já é predominante no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal
Apesar de o Brasil vir registrando menos mortes e casos do novo coronavírus nos últimos dias, cresce a preocupação de especialistas com o avanço de contaminações pela variante Delta, altamente contagiosa, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal onde a cepa indiana é predominante.
Nesta quinta-feira (2), foram registradas no país 776 mortes por Covid-19 em 24 horas, totalizando 582.004 vidas perdidas para o vírus desde o início da pandemia. O total de casos, com os 27.040 registrados em 24 horas, alcança a marca de 20.830.712.
São os menores números registrados nos últimos meses, mas a Delta é, atualmente, predominante em pelo menos 26 países e tem ganhado terreno também no Brasil, que atingiu essa semana 2.613 casos confirmados da variante - aumento de 86% em relação ao número de diagnósticos positivos contabilizados até terça-feira da semana passada (1.405), segundo dados do Ministério da Saúde.
Na cidade do Rio de Janeiro, as amostras da Delta já são 96% das sequenciadas nas semanas recentes. Na capital fluminense, a chegada da cepa está associada a uma explosão de novos casos e à lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Em São Paulo, a Delta foi encontrada em 69,7% das amostras do vírus sequenciadas recentemente na capital. Segundo levantamento feito pelo Instituto Butantan, foram identificados 395 novos casos na cidade na última semana, totalizando 800 casos desde que a cepa indiana foi detectada pela primeira vez em julho.
Na última terça (31), o estado de São Paulo, que detectou 757 casos da Delta, registrou a primeira morte de Covid ocasionada por uma infecção da Delta. A vítima foi uma mulher de 74 anos, com comorbidade, que morava em Piracicaba.
Em Brasíia foram registrados 241 casos provocados pela Delta, que já é predominante no Distrito Federal.
No Rio Grande do Sul foram confirmados mais 19 casos da variante Delta nesta quinta-feira, totalizando 87 notificações da cepa em pacientes gaúchos.
O Ministério da Saúde também registrou casos da Delta em Alagoas (3), Amapá (5), Amazonas (18), Bahia (3), Ceará (96), Espírito Santo (7), Goiás (47), Maranhão (7), Minas Gerais (102), Pará (5), Paraíba (87), Paraná (76), Pernambuco (15), Rio Grande do Norte (3), Santa Catarina (63) e Tocantins (1).