• Kwai
MENU

O monopólio postal precisa de você!

Trabalhadores nos Correios da Bahia denunciam que PL das multinacionais busca privatização

Publicado: 03 Fevereiro, 2010 - 10h27

Escrito por: Leonardo Severo


Participanteativo do Fórum Social Temático da Bahia, realizado de 29 a 31 de janeiro emSalvador, Saul Gomes da Cruz, diretor de Formação Política Sindical do Sincotelba(Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia), disseque a categoria está mobilizada “em defesa da manutenção do monopólio postal noBrasil como fator de justiça social, de qualidade e confiabilidade”.

Saul, do SincotelbaSaul, do SincotelbaConformeSaul, o correio brasileiro é considerado por muitos o melhor do mundo pois “atendea população com eficiência, respeito, qualidade e preços baixos, uma vez que aempresa usa o lucro obtido nos grandes centros para custear os serviçosprestados nas localidades que dão prejuízo”. Desta forma, “cidades pequenas eremotas, além de comunidades e periferias afastadas e não regularizadas dasmetrópoles são atendidas pela ação estatal”. De olho na fatia mais lucrativa,denunciou o sindicalista, “as empresas de distribuição multinacionais e os grandestubarões querem tomar os serviços dos Correios para engordar ainda mais os seuslucros. O plano é claro: quebrar o monopólio, entrar no setor, enfraquecer aempresa a por fim, comprá-la, privatizando os serviços”.

Odiretor do Sincotelba ressaltou que as localidades sem Código de EnderaçamentoPostal e as comunidades não regularizadas “já têm de ser virar com as caixaspostais comunitárias, sem o carteiro devido a uma medida tomada no governo FHCe que precisa ser derrubada”. De acordo com Saul, esta ameaça ganha corpoatualmente com o Projeto de Lei 3677/2008, do deputado federal Régis deOliveira, feito sob encomenda para as multinacionais, já que “libera paraqualquer empresa entregar qualquer correspondência”. “Há ainda outrasiniciativas daninhas, como a que está no poder judiciário e questiona alegalidade da lei que regulamenta o setor postal no país e estabelece omonopólio da União”, alertou.

Mais informações -

saulcarteiro@yahoo.com.br

(71) 8802.5051