O que abre e fecha na quarta-feira, dia da Proclamação da República
Feriado do dia 15 vai mudar funcionamento de órgãos públicos, lotéricas e outros setores do comércio
Publicado: 14 Novembro, 2023 - 09h00 | Última modificação: 14 Novembro, 2023 - 09h13
Escrito por: Redação CUT
Nesta quarta-feira (15), haverá mais um dia de descanso para milhões de trabalhadores e trabalhadoras, com as comemorações do Dia da Proclamação da República, data em que o Brasil oficialmente deixou de ficar sob o poder de Portugal.
Os trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada que exercerem suas atividades profissionais neste dia recebem em dobro, mas se não folgarem podem negociar com o patrão uma nova data para o seu descanso.
Como são dois dias de distância para o final de semana, provavelmente não haverá emenda do feriadão. Os trabalhadores que faltarem nos dias 16 e 17 poderão ter o dia não trabalhado descontado do salário, das férias, da cesta básica e do descanso semanal remunerado.
No feriado diversos serviços públicos deixarão de funcionar e retomam normalmente na quinta-feira (16), não havendo emenda com o final de semana. O mesmo ocorre com alguns setores do comércio, indústria e serviços.
Para quem sonha em ficar milionário, abrir seu próprio negócio e até parar de trabalhar, custa pouco tentar a sorte nas diversas modalidades de loterias.
Os sorteios dos jogos das loterias Caixa como Lotofácil, Federal, Lotomania, Quina, Dupla Sena e Super Sete, que normalmente correm na quarta-feira, foram adiados. A megasena será sorteada na terça (14) e no sábado (17).
Veja o que abre e fecha
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 15 de novembro.
Os caixas eletrônicos funcionam normalmente, assim como o internet banking. As contas com vencimento no dia 15 podem ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de juros ou multas.
Os bancos voltam a funcionar na quinta-feira (16).
Bovespa
A Bolsa de Valores de São Paulo não funciona no dia 15. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos.
No dia 16, as negociações voltam a ocorrer normalmente.
Correios
As agências dos Correios não vão funcionar no feriado. Se o consumidor precisar de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100 ou pelo chat do site.
No dia 16 de novembro, as agências funcionam normalmente em todo país.
INSS
As agências do INSS estarão fechadas na quarta. O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android). Pela internet ou pelo app dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
A partir do dia 16 de novembro, as agências funcionam normalmente em todo país.
Comércio
Como em outros feriados, as lojas podem funcionar durante e têm autonomia para determinar seus horários de funcionamento.
Bares e restaurantes
Em geral, os bares e restaurantes abrem durante os feriados. O horário de funcionamento varia de acordo com o dono do bar ou restaurante. É provável que nos locais de maior fluxo de trabalhadores, como o centros de capitais, bares e restaurantes fechem por falta de público.
Shoppings
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente os shoppings funcionam das 14h às 20h em feriados.