MENU

O verdadeiro abaixo-assinado pela liberdade de Lula tem mais de 200 mil adesões

O abaixo-assinado está sendo divulgado em todo país e na América Latina. Segundo a campanha Lula Livre, a petição online pela liberdade de Lula que está sendo espalhada nas redes é fake news

Publicado: 02 Agosto, 2019 - 15h57 | Última modificação: 02 Agosto, 2019 - 16h17

Escrito por: Érica Aragão

Arte: Edson Rimonatto (Rima)
notice

Depois de três mutirões e campanhas intensivas da militância no Brasil e no exterior para coletar assinaturas, o verdadeiro abaixo-assinado em defesa da liberdade da ex-presidente Lula passou de 200 mil adesões nesta semana.  

No próximo dia 20, a prisão política do ex-presidente na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, completa 500 dias. E o abaixo-assinado, que está sendo atacada pela direita com a divulgação de uma petição falsa, tenta justamente conter essa onda enorme de adesões provocada pelas mobilizações. Eles sabem que, especialmente depois das denúncias do The Intercept Brasil, esta é uma importante ferramenta para encerrar a injustiça e libertar Lula.

O abaixo-assinado organizado pelo Comitê Nacional Lula Livre, que será entregue ao Supremo Tribunal Federal no fim da campanha de coleta de assinaturas, tem como objetivo anular os julgamentos comandados pelo então juiz Sérgio Moro, que virou ministro do governo que ajudou a eleger de Jair Bolsonaro (PSL).

Lula foi condenado no caso do tríplex do Guarujá, depois de um julgamento fraudulento comandado por Moro que, agora sabemos, atuou também como uma espécie de coordenador da Operação Lava Jato, como demonstram as mensagens trocadas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol.

Na avaliação do Comitê Nacional Lula Livre, as conversas entre procurador e o juiz romperam a determinação de imparcialidade e impessoalidade de um juiz, como determinam a Constituição Federal de 1988, o Código de Processo Penal e o Código de Ética da Magistratura.

Está previsto pela campanha Lula Livre atividades para divulgar o abaixo-assinado na América Latina para os próximos dias.

Petição pela liberdade de Lula é FAKE

Está sendo espalhado nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais um link que diz ser de uma petição online para libertar Lula, porém o Comitê Nacional Lula Livre desmentiu a ação e disse que é falso. Quem assinar pode ter os dados hackeados.

Confira aqui o link do Comitê Lula Livre. Este você pode assinar sem receio.