Escrito por: Walber Pinto

Panelaço nas janelas contra Bolsonaro movimenta as redes sociais

Ações nas redes sociais foram convocadas após o cancelamento das manifestações de rua por conta do novo coronavírus

Reprodução

Depois das panelas ecoarem antecipadamente na noite desta terça-feira (17), o movimento ‘barulhaço’ nas janelas contra Jair Bolsonaro marcado para hoje, às 20h30, mobiliza as redes sociais contra os desmandos do governo.

Durante todo o dia desta quarta-feira, 18, as hashtags #ForaBolsonaro, #Panelaço18M e #VozesNaJanela foram os assuntos mais comentados do Twitter. Os internautas, em sua grande maioria, criticavam a maneira pela qual o presidente tem tratado a pandemia do novo coronavírus no país que já tem 3 mortos e 350 casos confirmados.

Além de bater panela, as pessoas gritavam nas janelas “fora, Bolsonaro” nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Distrito Federal.

A mobilização nas redes sociais foi convocada pela CUT, demais centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e movimentos sociais, mas a população antecipou o movimento de revolta contra o governo Bolsonaro que negligenciou o tamanho da pandemia do coronavírus no país.

Pelo Twitter, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, afirmou que hoje é dia de lutar pela saúde, educação e serviços públicos. “Como não podemos ocupar as ruas, ocupemos as nossas janelas prestando nossa solidariedade e indignação com o desmonte de Bolsonaro e seu governo”.

Hj é dia de lutar pela saúde, educação, serviços públicos, contra o desmonte do Estado. Lutar pelo Brasil e pelo povo brasileiro! Como ñ devemos ocupar as ruas, ocupemos nossas janelas, prestando solidariedade e mostrando indignação com o desmonte de Bolsonaro e seu governo#18M

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 18, 2020

Já Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), convocou em suas redes o panelaço contra Bolsonora e em defesa do SUS.

É HOJE as 20h30! Panelaço contra Bolsonaro, em defesa do SUS. pic.twitter.com/6BDe26vwtC

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 18, 2020

As ações nas redes sociais foram convocadas após o cancelamento das manifestações de rua por conta do novo coronavírus. Além do #panelaço18m ser contra Bolsonaro, o movimento será em defesa da educação, saúde, direitos e democracia.

#Panelaço18M pic.twitter.com/aenjNITTPa

— CUT Brasil (@CUT_Brasil) March 18, 2020

Vejo e ouço vocês às 20h30 #Bolsonaroacabou #AcabouBolsonaro #ForaBolsonaros #panelaco18M #traste pic.twitter.com/Iz1WmlqExL

— Ricardo Feltrin (@feltrinoficial) March 18, 2020

Pra que charge se o "presidente" é uma piada? #ForaBolsonaros #panelaco18M pic.twitter.com/0i0ByQu4sf

— Bruno Torturra (@torturra) March 18, 2020