PE: servidores estaduais cobram reajuste salarial em protesto pelo Rio Capibaribe

Servidores cobram abertura de negociações com a governadora Raquel Lyra (PSDB)

Publicado: 23 Agosto, 2023 - 16h27 | Última modificação: 23 Agosto, 2023 - 17h20

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

CUT-PE

Um protesto inusitado de barco pelo Rio Capibaribe marcou a manhã desta quarta-feira (23), no Recife. O Fórum dos Servidores Estaduais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco realizou uma “barqueata” cobrando negociações com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

A concentração começou às 8h, no Píer da Ponte do Uchôa, na Jaqueira, Zona Norte do Recife. Durante o percurso, os representantes de 12 sindicatos cutistas passaram pelos bairros das Graças, Madalena, Ilha do Leite e Coelhos gritando “negocia, Raquel” e cantando músicas de protesto.

A manifestação fluvial terminou no píer da Rua Martins de Barros, no Centro, próximo do Armazém do Campo do MST, após passar pelo Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

“Não foi um ato de massa comum, foi um ato simbólico. O que a gente está dizendo para a governadora Raquel Lyra é que a gente está disposto a cobrá-la na água, no ar e na terra. Nós também faremos um ato de forma um pouco mais tradicional”, explicou o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha.

De acordo com o presidente Paulo Rocha, as principais reinvindicações do Fórum dos Servidores Estaduais são as seguintes:

• Reajuste salarial de 7,2% para todos os servidores;
• Aporte emergencial para o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe);
• Novos concursos públicos;
• Reformulação dos planos de cargos e carreiras, respeitando os pisos salariais estabelecidos.

Entre os sindicatos cutistasque participaram do protesto estiveram Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), Sindicato dos Servidores de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Sindagro), Sindicato dos Servidores Públicos Civis (Sinderpe); Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd), Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e do Meio Ambiente (Sintape) e Sindicato dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendário (SINDSAAF/PE ), Sindicato Servidores Civis da PM e CBM PE e a Adupe - Seção Sindical Docentes da Universidade de Pernambuco.

O governo estadual não tem mantido um diálogo satisfatório com o Fórum dos Servidores Estaduais. É uma pauta que trata da questão salarial, mas também da estruturação do serviço público em Pernambuco. A gente pede que seja investido no Sassepe, que tenha concurso. Nós temos uma carência enorme de servidores em todas as áreas, na segurança, na educação, na saúde”, esclareceu Paulo Rocha.

Ele comentou que uma carta com as reivindicações da categoria foi enviada ao executivo estadual no dia 13 de abril, mas apenas um encontro foi marcado desde então e sem avanço nas negociações. Os servidores estão indignados.