Escrito por: Sintracon
Maria Neuza Lima de Oliveira, a Baiana, ocupará o cargo máximo da entidade. Na cerimônia de posse, o companheiro David Pereira de Vasconcelos foi homenageado
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, de Olaria e de Cerâmica para Construção de Curitiba e Região (Sintracon Curitiba), uma instituição com 93 anos, passa a ter pela primeira vez em sua história uma mulher como presidente. Maria Neuza Lima de Oliveira, a Baiana, ocupará o cargo máximo da entidade pelos próximos quatro anos. A cerimônia de posse da nova Diretoria– Gestão 2024/2028, foi realizada no último sábado (21), no auditório da Sede Social do Sindicato.
Em seu discurso, ela demonstrou gratidão àqueles que confiaram em seu nome. “Quero agradecer a todos os trabalhadores que votaram na nossa chapa e nos elegeram para conduzir o Sintracon. Também não posso deixar de reconhecer o apoio da Fetraconspar e dos sindicatos que coordenaram o processo eleitoral. Mas só agradecer não basta, temos que honrar a confiança e lutar incansavelmente por melhorias para toda a categoria”, disse.
A nova presidenta do Sintracon destacou as lutas prioritárias da categoria no próximo período.
“Queremos o fim da marmita, com alimentação fresquinha e de qualidade servida nas obras. Precisamos avançar muito na questão salarial e nos benefícios econômicos, pois nossa categoria é muito mal remunerada e merecemos valorização pelo nosso tão penoso trabalho”, afirmou.
“ Há ainda a questão da segurança. Nosso setor é onde acontecem mais acidentes de trabalho, muitos deles fatais. Isso é inaceitável! Os trabalhadores têm direito à segurança, e vamos atuar fortemente na fiscalização das condições das obras. A inclusão de mais mulheres na construção civil também será um dos nossos objetivos”, complementou Baiana, sendo muito aplaudida pelo público presente.
SintraconO presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, destacou a importância da eleição da dirigente na presidência do Sintracon. "É um marco. A companheira Baiana tem uma história de luta que está intrinsecamente ligada ao Sintracon Curitiba. Nós, da CUT, apoiamos completamente a sua gestão e não temos a menor dúvida que será um sucesso. São 93 anos de história e nunca teve uma mulher presidenta, até porque a categoria é majoritariamente formada por homens. A Baiana terá um desafio de ampliar a participação das mulheres dentro do Sindicato, além de vencer as barreiras que eventualmente possam aparecer", destacou.
Auditório David Pereira de Vasconcelos
A noite também foi marcada por homenagens a David Pereira de Vasconcelos, ex-presidente do Sintracon Curitiba e diretor sindical por vários mandatos, falecido em 27 de agosto deste ano.
“Seu David”, como era conhecido, foi uma liderança incontestável do movimento sindical brasileiro. Fundador do Partido dos Trabalhadores no Paraná, David também foi peça-chave na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e liderou a primeira comissão provisória da Central no Paraná. Também foi referência na luta por moradia e ajudou a criar a União Geral de Bairros, entre tantas outras conquistas memoráveis.
A posse de Baiana e as homenagens a David Pereira de Vasconcelos consolidam um novo capítulo na história do Sintracon Curitiba, pautado pela luta e renovação.
Representações
Diversas lideranças políticas e sindicais prestigiaram a cerimônia de posse da nova Diretoria do Sintracon. Além de Laureno e Baiana, compuseram a mesa de oradores o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR); a vereadora de Curitiba Professora Josete (PT); o presidente da Conticom, Cláudio Gomes; o presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller; o presidente da Fetraconspar,
Reinaldim Barboza Pereira; o presidente da Nova Central e do Sintracom Londrina, Denilson Pestana; e representantes do escritório de advocacia Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra), que assessora o Sintracon.