MENU

Pesquisa aponta 2,14 milhões de famílias paulistanas endividadas em outubro

Cerca de 784 mil famílias não conseguiram pagar as dívidas na data do vencimento em outubro. Segundo dados da |FecomercioSP, 55,5% estão inadimplentes há mais de 90 dias

Publicado: 21 Novembro, 2018 - 13h20

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

Do total de 3,9 milhões de famílias paulistanas, 2,14 milhões (54,7%) tinham algum tipo de dívida em outubro. Deste total, 9,5% declararam não ter condições de quitar a dívida no próximo mês – 1,9 ponto percentual a mais do que no mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a PEIC, pela primeira vez, a taxa de inadimplência das famílias paulistanas fica acima de 20% por três meses seguidos. Em outubro, o índice foi de 20,1%, em setembro, 20,6% e, em agosto, 20,4%. Isso significa que, no mês passado, cerca de 784 mil famílias não conseguiram pagar as dívidas na data do vencimento, 55,5% estão inadimplentes há mais de 90 dias.

As famílias com renda abaixo de dez salários mínimos (SM) são as mais endividadas: 25% dessa faixa declararam ter alguma dívida atrasada em outubro. Já entre as famílias com renda superior a dez SM, foi registrada uma  leve queda no percentual de endividamento entre setembro e outubro - de 8,9% para 8,3%.

Segundo a FecomercioSP, a PEIC de outubro não apresenta mudanças significativas em relação a setembro e continua preocupante. A inadimplência e a taxa dos que não conseguirão pagar suas dívidas permanecem altas, próximas ao nível histórico. O consumidor também está com dificuldade na obtenção de crédito. As famílias neste momento tendem a voltar ao perfil da crise, ou seja, focar nos produtos essenciais, impactando negativamente as vendas de fim de ano.

Para a Federação, enquanto não tiver clarezas econômica e política não haverá  investimentos para estimular a geração de empregos e distribuição de renda e, consequentemente, aumentar as vendas e diminuir os índices de inadimplência.

Metodologia

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados, aproximadamente, 2,2 mil consumidores na capital paulista.

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor. A partir das informações coletadas, são apurados o nível de endividamento; porcentual de inadimplentes; intenção de pagamento de dívidas em atraso; e nível de comprometimento da renda.