Escrito por: Redação CUT

Pesquisa Ipesp confirma: Lula segue na liderança e pode ganhar eleição no 1º turno

Considerando a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula pode vencer no 1º turno porque tem 44% das intenções de votos contra 45% que é a soma dos demais candidatos

Ricardo Stuckert

Com 44% das intenções de votos contra 45% dos demais candidatos, somados, o ex-presidente Lula pode ganhar a eleição presidencial no primeiro turno, em outubro deste ano, reafirma a segunda pesquisa do ano do Ipespe, antigo Ibope, encomendada pela XP Investimentos, divulgada na manhã desta quinta-feira (27). A probabilidade leva em consideração a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa.

Bem atrás de Lula está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24% das intenções de voto.

Enquanto amarga baixos percentuais de intenção de voto, Bolsonaro vê sua popularidade despencar. Do total de entrevistados, 64% reprovam o governo Bolsonaro e  65% avaliam que a economia do país está no caminho errado.

Demais candidatos

Na simulação de primeiro turno com os principais candidatos, os outros resultados são: o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), teria 8% das intenções de voto de a eleição fosse hoje.

Já o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), segue com baixa pontuação (8%), assim como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que alcançaria apenas 2% dos votos. Os senadores Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) surgem com 1%. O empresário Felipe D'Ávila, do Novo, não pontuou.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula também vence todos os candidatos. Contra Bolsonaro, que alcançaria 30% dos votos, Lula somaria 54%. Outros 16% disseram que votariam em branco, anulariam ou não souberam (ns) ou não quiseram responder (sr).

Se fosse contra Moro (31%) Lula teria 50% dos votos - 19% disseram que votariam em branco, anulariam ou não souberam ou não quiseram responder.

Contra Ciro (25%), Lula alcançaria 51% dos votos. Ciro quase empata com brancos, nulos e não souberam ou não quiseram responder, que somou 24%.

Contra Doria (19%), Lula teria 52% dos votos. Doria  perde até para brancos, nulos e não souberam ou não quiseram responder, que somou 29%.

Metodologia da pesquisa

O levantamento do Ipesp foi realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro.

Foram ouvidas por telefone 1.000 pessoas – o sistema usado foi CATI IPESPE.

A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança de 95,5%.

A pesquisa, que pode ser consultada na íntegra aqui, está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.