Pesquisa quer ouvir trabalhadores em empresas aéreas sobre as condições de trabalho

Segurança do trabalho é foco da pesquisa do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA). Questionário on-line pode ser respondido até o dia 9 e servirá como base para debates com autoridades competentes

Publicado: 11 Janeiro, 2023 - 12h49

Escrito por: Redação CUT

SNA

Desde a última segunda-feira (9), uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) tem ouvido os trabalhadores sobre os principais problemas enfrentados pela categoria. O intuito é fazer um raio-x da situação atual no setor, com foco na segurança do trabalho na Aviação Civil.

A pesquisa, que pode ser respondida on-line, foi pensada a partir de reivindicações e relatos apresentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor durante uma séria de atividades realizadas pelo SNA em aeroportos. O sindicato foi à base para ouvir a categoria sobre as condições de trabalhado em empresas aéreas e prestadores de serviços.

De acordo com dirigentes do sindicato, tais problemas podem impactar não somente nas condições laborais mas também na prestação de serviço ao público.

A pesquisa

O questionário pode ser respondido até o dia 16 de janeiro e pode ser acessado por este link: Pesquisa da SNA | Segurança do Trabalho na Aviação Civil.

O tempo necessário para responder às questões é de cerca de 10 minutos a participação de trabalhadores e trabalhadoras é fundamental para que o debate seja encaminhado aos órgãos públicos. É preciso colocar em pauta problemas como:

– Excesso de jornada;

– Assédio moral;

– Doenças do trabalho (incluindo as emocionais);

– Má distribuição de EPI (Equipamento de Proteção Individual);

– Ambiente de trabalho com recursos escassos, entre outros.

A direção do SNA garante a preservação da identidade dos aeroviários e aeroviárias, para que fiquem à vontade na exposição de todas as demandas no ambiente de trabalho. Os dados dos profissionais não serão disponibilizados às gestões das empresas.