Escrito por: Redação CUT

Pilotos e comissários de empresas aéreas encerram greve, após proposta do TST

70% da categoria aprovaram a proposta que prevê reajuste de 6,97% sobre salários e benefícios

Rovena Rosa / Agência Brasil
Saguão de aeroporto

Os associados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), aprovaram a terceira proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular e encerraram a greve que vinha sendo realizada diariamente desde a última segunda-feira (19), sempre das 6h às 8h. Quem aderiu ao movimento se apresentava para trabalhar, mas não fazia a decolagem.

A proposta do TST prevê o reajuste pelo INPC dos últimos 12 meses, mais 1% de ganho real, ou seja, 6,97% sobre as partes fixas e variáveis do salário; diárias de alimentação nacionais, vale alimentação. O acordo prevê também a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais, definição dos horários de folgas e a possibilidade de início das férias em sábados, domingos e feriados. Dependendo da situação e do tempo de antecedência de aviso, podem gerar multas de R$ 500.

Na votação online que teve início, que teve início no dia 24 de dezembro, às 06h, e foi encerrada neste domingo, 25 de dezembro, às 12h, foram registrados 70,11% de votos favoráveis à proposta do TST e 28,80% de votos contra, além de 1,09% de abstenções. No total, 5.834 tripulantes participaram.

Na transmissão ao vivo que anunciou o resultado da votação, o presidente do SNA, Henrique Hacklaender, agradeceu a todos que estiveram nos aeroportos, paralisando os voos. "Isso fez toda a diferença", Conseguimos fazer uma renovação, trazer melhorias financeiras, melhorias na parte social, algo que já não se via havia algum tempo."

Veja a live de esclarecimentos sobre o resultado da votação: https://tinyurl.com/5xb499v6