MENU

Pilotos e comissários de voo aprovam proposta do TST e suspendem greve

Proposta aprovada prevê reajustes de 75% do INPC dos últimos 12 meses; reajuste de 100% do INPC nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação e renovação na íntegra das demais cláusulas sociais

Publicado: 29 Novembro, 2021 - 12h31 | Última modificação: 29 Novembro, 2021 - 12h41

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Antônio Cruz/Agência Brasil
notice

Pilotos e comissários de voo aprovaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação comercial e cancelaram a greve que começaria nesta segunda-feira (29).

Aprovada por 53,68% dos tripulantes da aviação comercial representados pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), a proposta estabelece reajuste imediato dos salários em 75% da inflação, medida pelo Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses na parte fixa e variável do salário.

Além disso, estabelece que as diárias de alimentação nacionais e o vale alimentação serão reajustados pela variação total (100%) do INPC no período.

A proposta do TST prevê ainda a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.

A votação foi online, teve início no dia 26 de novembro, às 22h, e foi encerrada neste sábado, 27 de novembro, às 14h.

Foram contra a proposta 45,56% de votos e 0,76% se abstiveram. No total, 6.956 tripulantes participaram da votação.

O SNA irá repassar o resultado ao TST e ao sindicato patronal.

Veja aqui a live da SNA sobre o resultado da votação.

Pauta dos aeroviários

Os trabalhadores e as trabalhadoras das companhias aéreas reivindicavam reajuste salarial para recompor as perdas acumuladas com a inflação em 24 meses - de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021 - medida pelo INPC.

As empresas queriam manter os salários sem reajuste e aumentar, de forma escalonada, apenas os benefícios, como vale-alimentação, pela inflação acumulada em 12 meses.

Saiba o que é Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um acordo negociado entre sindicatos que defendem os trabalhadores e os sindicais patronais, que defendem as empresas. O instrumento está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A CCT reúne uma série de regras trabalhistas específicas de cada categoria profissional cujos sindicatos negociam os percentuais de reajustes salariais e benfícios.

Os acordos fechados nessas negociações valem para todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa,  sejam sócios ou não dos sindicatos.

A CCT tem prazo de duração de, no máximo, dois anos.