Plenária da CUT-ES define ações para o Dia do Basta e para as eleições 2018
Na plenária em Vitória (ES) CUTistas definiram ainda apoio a candidatos progressistas para as próximas eleições. 10 de Agosto, Dia do Basta, terá carreata pelas ruas do centro da Capital
Publicado: 01 Agosto, 2018 - 17h22 | Última modificação: 01 Agosto, 2018 - 17h39
Escrito por: Rosely Rocha, especial para Portal CUT
Mais de 150 representantes da classe trabalhadora da capital e do interior participaram nesta quarta-feira (1º), em Vitória, no Espírito Santo, da plenária da CUT estadual que definiu estratégias de atuação contra o desmonte que o golpista e ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP) tem feito nas empresas públicas, contra os ataques aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato nas eleições deste ano.
O presidente da CUT do Espírito Santo, Jasseir Alves Fernandes, disse que a plenária decidiu as ações que serão realizadas pela base da CUT em 10 de agosto, Dia do Basta, e também as estratégias para as eleições deste ano: #LulaLivre será uma das palavras de ordem que os CUTistas levarão às ruas.
Segundo ele, é preciso renovar a representação parlamentar em Brasília e nos estados, onde centenas de projetos que tiram direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, como a reforma Trabalhista e o congelamento de gastos por 20 anos, vêm sendo aprovados, independentemente do prejuízo que representam para o povo brasileiro e para o país.
“Queremos ajudar a renovar o Congresso Nacional elegendo candidatos progressistas, que representam os interesses dos trabalhadores. Só assim daremos sequência a estratégia de construção coletiva para o campo e a cidade”, explicou Jasseir.
“Queremos, também, eleger um presidente da República comprometido com os direitos da classe trabalhadora. Mais que isso, queremos ter o direito de votar no candidato da nossa preferência”, afirmou o dirigente.
10 de Agosto - Dia do Basta
Trabalhadores e trabalhadoras irão as ruas em 10 de agosto para dizer basta de desemprego, basta de aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, basta de retirada de direitos da classe trabalhadora, basta de privatizações e basta de perseguição ao ex-presidente Lula, mantido preso político na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para não concorrer e ganhar as eleições deste ano.
A plenária decidiu que fará uma carreata pelas principais avenidas de Vitória, até a Praça Costa Pereira, no centro da cidade. A concentração terá início às 6h da manhã em frente a Universidade Federal do Espírito Santo,com saída prevista para às 9h.
“Na Praça, teremos advogados que vão explicar à população os efeitos dessa cruel reforma trabalhista. Vamos falar também do que vai acontecer esse atentado à soberania nacional, se for concretizada a privatização dos portos e Petrobras”, diz Jasseir citando alguns itens da que a CUT e demais centrais levarão as ruas no dia 10 de agosto.