Escrito por: Redação CUT

PoderData: Lula tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro

Lula tem mais votos na Região Nordeste, onde alcança 64% dos válidos, contra 36% de Bolsonaro

Reprodução

O ex-presidente Lula (PT) tem 52% dos votos válidos na corrida pela presidência da República neste segundo turno da eleição, contra 48% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, diz pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (12).

O que é voto válido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera  válidos apenas os votos efetivamente dados aos candidatos. Na soma para indicar o candidato eleito, o TSE exclui os brancos e nulos.

Total dos votos

Considerando o conjunto total do eleitorado entrevistado na pesquisa PoderData, Lula tem 48% das intenções de voto, e Bolsonaro, 44%.

Outros 6% pretendem votar em branco ou anular o voto, e 2% estão indecisos.

Lula tem mais votos na Região Nordeste, onde alcança 64% dos válidos, contra 36% de Bolsonaro.

Já o presidente, se sai melhor na Região Sul, onde alcançou 59% dos votos válidos, contra 41% de Lula.

No Sudeste, região com o maior número de eleitores do país, há empate técnico: Bolsonaro tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Lula.

Por que a diferença de percentuais entre as pesquisas divulgadas essa semana

A pesquisa PoderData é feita por telefone, ao contrário das pesquisas feitas pelos institutos Datafolha, que essa semana mostrou Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro, com 47%; e Ipec (ex-Ibope) que também essa semana mostrou Lula com 55% e Bolsonaro com 45% dos votos.

Pesquisas feitas por telefone não alcançam parte da população de baixa renda, que não possui linha fixa ou um celular.

Segundo especialista em pesquisa eleitoral ouvido pela BBC, é normal que diferentes institutos não tenham resultados idênticos justamente por causa da forma como cada um faz a pesquisa.

“A pesquisa por telefone, por exemplo, não alcança o eleitor que não possui uma linha fixa ou um celular. Por outro lado, é mais fácil chegar a eleitores de maior renda, que vivem em condomínios, assim como aqueles que moram em áreas mais violentas, em que também pode ser difícil o acesso da pesquisa presencial”, explicou à reportagem o estatístico Neale Ahmed El-Dash, que estudou métodos de pesquisa durante seu doutorado na USP e é fundador da empresa Polling Data.

Metodologia da pesquisa PoderData

O PoderData entrevistou 5.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais meio de ligações para telefones celulares e fixos, em 347 municípios nas 27 unidades da Federação de 9 a 11 de outubro de 2022.  

A margem de erro do levantamento é de 1,5 ponto percentual, para cima ou para baixo para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-09241/2022.