MENU

Pré-carnaval também tem poesia, mostra e cantoria

Porque nem só de carnaval vive o pré-carnaval, agenda cultural desta semana indica poesia, canto e mostra com figurinos de Clara Nunes

Publicado: 02 Fevereiro, 2024 - 09h48 | Última modificação: 02 Fevereiro, 2024 - 10h12

Escrito por: Redação CUT

notice

Para quem está se guardando para quando carnaval chegar e quer poupar energias para as brincadeiras que começam oficialmente dia 10, a agenda cultural da CUT deste fim de semana, dia 3 e 4 de fevereiro, traz a dica do karaokê do Museu da Língua Portuguesa, a exposição de figurinos da cantora Clara Nunes e as poesias de Hilda Hilst, que neste domingo, 4, completa 20 anos de saudade. 

 

São Paulo 

Exposição/Música 

A partir deste sábado (3), o Museu da Língua Portuguesa inaugura a instalação "Karaokê Infinito", da artista Manuela Eichner, que dialoga com a exposição temporária "Essa Nossa Canção". A obra, localizada no saguão B, permite que o público cante e brinque com músicas brasileiras. 

A instalação é acessível de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Não é necessário pagar ou agendar horário para cantar, mas a visitação à exposição temporária relacionada tem ingressos à venda por R$ 20. Aos sábados, a entrada é gratuita em todas as áreas do museu. 

Quando: De de terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Quanto: Grátis 
Onde: Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

 



Minas Gerais

Exposição - 'Clara Nunes: Eu Sou a tal Mineira'

Cerca de 50 figurinos e adereços originais ajudam a remontar a trajetória artística de Clara Nunes (1942-1983) na exposição 'Eu Sou a tal Mineira', que ocupa o Museu da Moda - Mumo, em Belo Horizonte até dezembro de 2025. 

A partir da reunião de visuais eternizados pela cantora e assinados por estilistas como Arlindo Rodrigues, Geraldo Sobreira e Reinaldo Cabral, a mostra acompanha os passos de Clara desde as primeiras apresentações, ainda em BH, até sua consolidação como uma das grandes vozes na música brasileira e a chegada da fama internacional, entre os anos 1970 e 1980. 

O acervo que ocupa dois andares do museu é completo por itens de arquivo pessoal cedidos pela família, como fotografias, documentos e matérias de jornal, que ajudam a situar cada peça em relação à carreira da artista. 

Quando: Até 15 de dezembro de 2025, de quinta a sábado, das 10h às 18h
Quanto: Entrada gratuita, sem retirada prévia de ingressos
Onde: (Rua da Bahia, 1149 - Centro) 

 

Paraná

Poesia - Hilda Hist 

VARAL - “AMÁVEIS MAS INDOMÁVEIS”: POEMAS DA SAUDOSA HILDA HILST

Em 4 de fevereiro de 2004 a poeta Hilda Hilst deixou o mundo. O varal do mês de fevereiro da Casa de Leitura Hilda Hist, em Curitiba, apresenta poemas em homenagem à memória da autora, viva entre quem lê.

Quando: de 1 de fevereiro a 29 de fevereiro de 2024
Quanto: Grátis 
Onde: Rua da Cidadania do Cajuru – R. Nivaldo Braga, s/nº, esquina com Av. Prefeito Mauricio Fruet – 1º andar, sala 11 A - Capão da Imbuia