Primavera de arte com filme sobre Assange, samba do trabalhador e circo

Programação do final de semana vem repleta de opções para inspirar a classe trabalhadora

Publicado: 01 Setembro, 2023 - 16h40 | Última modificação: 01 Setembro, 2023 - 17h13

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

Arte de Edson Rimonato

Setembro, mês da primavera, quando nos despedimos do inverno, período de recolhimento, introspecção e releituras, para nos fascinarmos com o início do florir no campo e na cidade.

Já parou para pensar há quanto tempo não nos importávamos com isso? Esse olhar dá a dimensão da responsabilidade que muitas vezes não alcançamos de um Estado comprometido com a vida.

Genocidas e fascistas, para além das políticas de extermínio, ferem gravemente o que há de mais intenso em uma sociedade: a esperança, parente direta do amor. E, nós, do movimento sindical, sabemos que sem amor não há luta. Sempre bom lembrar disso, especialmente na semana de aniversário dos 40 anos da CUT, a maior central sindical do país.

Foi o amor que nos fez revolucionar a organização da classe trabalhadora e é o amor que nos mantém em cada manifestação. A paixão pela utopia de que dias melhores são possíveis e estão sendo construídos exatamente agora.

A primavera, oficialmente, ainda demora um pouquinho, chega só no final do mês, mas já vamos aquecendo os motores com a arte que colore todos os lugares por onde passa. Vamo bora?

CIRCO

Festival de Circo no clássico Bixiga

Saudade de um circo, minha filha? Pois tem, sim senhor. Neste final de semana, o Centro Cultural Vila Itororó, espaço firmado em um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, sedia o 4º Festival de Circo do Bixiga, que desde a criação privilegiou grupos minorizados e artistas que estejam buscando oportunidade de apresentar e organizar a própria produção independente.

Festival de Circo do Bixiga
Quando: domingo (3) | 14h às 18h
Onde: Centro Cultural Vila Itororó
Rua Maestro Cardim 60, Bela Vista, S. Paulo
Quanto: Grátis

14h – Abertura comemoração 10 anos da Trupe Baião de 2 (Casório)
15h – Espetáculo selecionado
16h00 – Cabaré Bixigala

DivulgaçãoDivulgação

TEATRO

Cia de Teatro Heliópolis estreia para discutir violência e opressão
A premiadíssima Companhia de Teatro Heliópolis, oriunda de uma das maiores comunidades da capital paulista, apresenta neste final de semana “Quando o Discurso Autoriza a Barbárie”, peça que discute as origens da violência social e os discursos que autorizam a partir de valores colonialistas e opressores num processo que desagua sempre sobre corpos pretos e pobres.

Quando o Discurso Autoriza a Barbárie
Sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: SESC Belenzinho
Quanto: R$ 30,00

CINEMA

Documentário sobre Assange chega a São Paulo
O filme “Ithaka - A luta de Assange” é resultado da luta de John Shipton, pai do jornalista Julian Assange, criador do Wikileaks, em favor da liberação do filho, detido em uma prisão de segurança máxima na Inglaterra desde 2019.

A prisão política de Assange ocorreu após a divulgação de documentos secretos das guerras do Afeganistão e do Iraque e comprovou a política golpista e belicista dos Estados Unidos.

“Ithaka - A luta de Assange”
Sexta, sábado e domingo | Sessões entre 14h20 e 20h50
Onde: Petra Belas Artes, Espaço Itaú de Cinema e Reserva Cultural
Petra Belas Artes - Rua da Consolação, 2423 – Informações aqui
Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1470 – Informações aqui
Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo – Informações aqui

Festival traz filmes com temática indígena
Parte da programação do 34º Festival internacional de Curtas de São Paulo, a mostra Cinema Indígena Brasileiro traz filmes que tratam da cultura, culinária, religiosidade e luta política dos povos originários no país.

As obras podem ser vistas gratuitamente até 10 de setembro na plataforma Itaú Cultural Play. Para isso, basta se cadastrar no site.

Um dos destaques é o filme “Mãri hi – A árvore do sonho”, que acompanha o olhar de um Xamã e os ensinamentos sobre os povos da floresta.

Mãri hi – A árvore do sonho
Direção de Fotografia e Câmera: Morzaniel Ɨramari
Com: Davi Kopenawa Yanomami
Disponível em Itaú Cultural Play

MÚSICA

Dia da Amazônia tem shows e debate no Pará
Em 5 de setembro, o país celebra o Dia da Amazônia, data de reflexão sobre modelo de desenvolvimento que temos implementado no Brasil. Para ampliar a visibilidade sobre a data, organizações da cidade civil promovem atividades em várias cidades com shows, debates, exposições e muitas mais.

O circuito começa a pegar fogo com a Virada Amazônia de Pé, em Alter do Chão, no Pará, neste sábado, no Lago dos Botos a partir das 16h, com shows de Dona Onete, Priscila Castro, Cleide do Arapemã, Zek Picoteiro, Lane Lima (guardiã tribal da Tribo Munduruku) e muito mais.

A programação completa em todo o país você confere aqui

Virada Amazônia de Pé
2 de setembro | 16h
Onde: Lago dos Botos – Alter do Chão – Santarém – Pará
Quanto: Gratuito

Natal (RN) recebe shows instrumentais no final de semana

Estava com saudades das nossas dicas de Natal? Pois elas estão de volta. Nossa colaboradora, Concita Alves informa que sábado é dia de mais uma edição do “Concertos Potiguares”, com o Duo Treze Cordas, que apresenta repertório com obras de Sivuca, Antônio Carlos Jobim, Luiz Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, dentre outros grandes nomes.

No domingo, a cidade das lindas praias tem “Som na Mata” com o instrumentista e compositor Zé Hilton do Acordeon, que já acompanhou nomes como Dominguinhos, Nando Cordel, Walkyria Santos, Elino Julião e Khrystal, e apresentará novo show.

Concertos Potiguares com Duo Treze Cordas
sábado | 16h
Onde: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
(Av. Omar O’ Grady, s/n – Pitimbu – Cidade Satélite – Natal)
Quanto: grátis

Som da Mata com Zé Hilton do Acordeon
Domingo | 16h30
Onde: Parque das Dunas
Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n - Tirol, Natal

Vitória OliveiraVitória Oliveira
Show no Parque das Dunas

Samba do Trabalhador
Sábado | 12h
Onde: Bar Pirajá
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros – São Paulo

Tem Samba do Trabalhador neste final de semana
A roda começou no Andaraí, bairro da zona norte carioca, mas se estabeleceu também em São Paulo há 14 anos para mostrar que essa história de túmulo do samba é conversa. O “Samba do Trabalhadora” que acontece toda segunda-feira no Rio de Janeiro e quatro vezes por ano na capital paulista terá mais uma edição neste sábado, no Bar Pirajá.

Quem comanda a festa na faixa é o cantor e compositor carioca Moacyr Luz no espaço que fica na Avenida Faria Lima. É bom chegar cedo porque a fila costuma ser grande.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Gabriel Cavalcante (@gabrieldamuda)