Professores da rede estadual do RN conquistam reajuste de 33,24% no piso salarial
Após 20 dias de greve em todo o estado, professores e professoras conquistaram o reajuste do piso salarial de 2022, aprovado em assembleia da categoria
Publicado: 15 Março, 2022 - 14h43 | Última modificação: 15 Março, 2022 - 14h52
Escrito por: Concita Alves, CUT-RN | Editado por: Marize Muniz
Foram 20 dias de greves, mobilizações e muita pressão pelo pagamento do reajuste de 33,24% do Piso Salarial do Magistério de 2022, mas os professores e professoras do Rio Grande do Norte se mantiveram firmes mesmo após as inúmeras negociações sem resultado positivo e conquistaram a reivindicação da categoria.
No último dia 4, durante assembleia conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), a última proposta apresentada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que também é professora, foi aprovada pelos professores e professoras. O ano letivo nas escolas da rede estadual foi retomado no ultimo dia 07 de março.
“A luta era pela implementação imediata dos 33,24%. Durante o processo de negociação a categoria aprovou o parcelamento, garantindo a paridade e o retroativo. Todos esses princípios foram anexados na proposta final que foi aprovada”, explicou Eliane Bandeira, professora e presidenta da CUT-RN.
“Viva ao diálogo! Viva a luta da Classe Trabalhadora”, comemou Eliane, alertando que a luta continua nos municípios, onde prefeitos resistem a cumprir a lei.
Dos 167 municípios do estado, em 50 os professores conquistaram o reajuste do piso do magistério de 2022 e em 14 as negociações estão em andamento. Veja abaixo a lista das cidades do RN onde a categoria já conquistou o piso do magistério de 2022.
Confira a proposta da rede estadual de ensino que foi aprovada:
Para os/as professores/as que recebem abaixo do valor do Piso 2022 (R$ 3.845,63 – 40 horas; e R$ 2.884,59 – 30 horas): reajuste escalonado de até 33,24%, retroativo a janeiro.
- Para os/as demais educadores/as, que atualmente recebem valor acima do piso, implantação de percentuais cumulativos, sendo: 15,03% em março; 6% em novembro; e 9,28% em dezembro.
- Retroativo de 15,03%, relativo aos meses de janeiro e fevereiro, pago em 9 (nove) parcelas, de abril a dezembro de 2022.
- Retroativo do percentual restante pago em 12 parcelas, ao longo de 2023, desde que o pagamento mensal do retroativo fique abaixo de 2,5% da receita corrente líquida do Estado. Caso o percentual ultrapasse os 2,5%, o retroativo será pago em até 18 parcelas, de janeiro de 2023 a junho de 2024.
- O Governo levará o acordo ao Núcleo de Ações Coletivas (NAC) do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).
- Adicionalmente, o Governo afirma que encaminhará um projeto de Lei à Assembleia Legislativa para a implantação linear na carreira.
Fases da negociação
Em um primeiro momento, o Governo propôs quitar o restante do percentual do retroativo em 24 meses. Esse prazo foi considerado muito longo pelos sindicalistas e, com isso, o SINTE buscou reduzir o tempo de quitação do retroativo. Incialmente, o governo propôs rediscutir o retroativo conforme melhoria na arrecadação estadual. Mas, na sequência, a Governadora se reuniu com parte de sua equipe e retornou com a proposta de quitação do retroativo em até 18 meses.
Veja a lista dos municípios que estão pagando o reajuste no RN:
- Veja a lista dos municípios que estão pagando o reajuste:
- Baia Formosa
- Vera Cruz
- Apodi
- Riachuelo
- Rafael Fernandes
- Doutor Severino
- Jardim de Angicos
- Ielmo Marinho
- Espírito Santo
- Assu
- Angicos
- Ipanguaçu
- São Francisco do Oeste
- Severiano Melo
- Bom Jesus
- Itajá
- Frutuoso Gomes
- São José de Campestre
- São Bento do Norte
- Nova Cruz
- Canguaretama
- Macau
- Monte Alegre
- Equador
- Carnaúba dos Dantas
- Vila flor
- Serrinha dos Pintos
- Lajes
- Cerro Corá
- São José de Campestre
- Umarizal
- Parazinho
- João Câmara
- Caiçara do Norte
- Santa Cruz
- São Bento do Norte
- Senador Eloi de Souza
- Santa Cruz
- Bodó
- Jucurutu
- Pedra Grande
- Caraúbas
- Martins
- Carnaubais
- Monte das Gameleiras
- Triunfo Potiguar
- Alexandria
- Água Nova
- São Miguel
- Mossoró
- Pau dos Ferros
- Itajá.