Escrito por: Concita Alves, CUT-RN
Após 20 dias de greve em todo o estado, professores e professoras conquistaram o reajuste do piso salarial de 2022, aprovado em assembleia da categoria
Foram 20 dias de greves, mobilizações e muita pressão pelo pagamento do reajuste de 33,24% do Piso Salarial do Magistério de 2022, mas os professores e professoras do Rio Grande do Norte se mantiveram firmes mesmo após as inúmeras negociações sem resultado positivo e conquistaram a reivindicação da categoria.
No último dia 4, durante assembleia conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), a última proposta apresentada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que também é professora, foi aprovada pelos professores e professoras. O ano letivo nas escolas da rede estadual foi retomado no ultimo dia 07 de março.
“A luta era pela implementação imediata dos 33,24%. Durante o processo de negociação a categoria aprovou o parcelamento, garantindo a paridade e o retroativo. Todos esses princípios foram anexados na proposta final que foi aprovada”, explicou Eliane Bandeira, professora e presidenta da CUT-RN.
“Viva ao diálogo! Viva a luta da Classe Trabalhadora”, comemou Eliane, alertando que a luta continua nos municípios, onde prefeitos resistem a cumprir a lei.
Dos 167 municípios do estado, em 50 os professores conquistaram o reajuste do piso do magistério de 2022 e em 14 as negociações estão em andamento. Veja abaixo a lista das cidades do RN onde a categoria já conquistou o piso do magistério de 2022.
Confira a proposta da rede estadual de ensino que foi aprovada:
Para os/as professores/as que recebem abaixo do valor do Piso 2022 (R$ 3.845,63 – 40 horas; e R$ 2.884,59 – 30 horas): reajuste escalonado de até 33,24%, retroativo a janeiro.
Fases da negociação
Em um primeiro momento, o Governo propôs quitar o restante do percentual do retroativo em 24 meses. Esse prazo foi considerado muito longo pelos sindicalistas e, com isso, o SINTE buscou reduzir o tempo de quitação do retroativo. Incialmente, o governo propôs rediscutir o retroativo conforme melhoria na arrecadação estadual. Mas, na sequência, a Governadora se reuniu com parte de sua equipe e retornou com a proposta de quitação do retroativo em até 18 meses.
Veja a lista dos municípios que estão pagando o reajuste no RN: