Professores do DF oferecem estrutura do sindicato para o combate ao coronavírus

Entidade disponibilizou espaços para o Governo do Distrito Federal (GDF) usar no tratamento da doença e reforça movimento do “fique em casa” em todos seus meios de comunicação

Publicado: 07 Abril, 2020 - 13h19 | Última modificação: 07 Abril, 2020 - 13h45

Escrito por: Érica Aragão

Além dos trabalhadores e trabalhadoras, a direção e o jurídico estarem de plantão remotamente, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) está fechado para o público, mas disponível para o combate ao coronavírus (Covid-19).

A diretora de Finanças do sindicato, Rosilene Corrêa, foi quem assinou e encaminhou um ofício à chefe de gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB), Juliana Monici, colocando-se “à disposição para enfrentar essa pandemia em curso no nosso País e no planeta”.

Rosilene contou que recebeu a mensagem do governo informando que recebeu o documento, mas o sindicato ainda não foi informado de como poderá ajudar.

“Nós entendemos que neste momento não se trata de governo e sindicato, a luta contra o Covid-19 tem que ser de todos neste momento. O sindicato não poderia ser omisso com as estruturas conquistadas pela categoria nesses 41 anos de muita luta”, afirmou.

Além da sede, que tem cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, dois pavimentos, amplo auditório, estacionamento interno e refeitório, o Sinpro-DF disponibilizou também às autoridades suas duas subsedes e a chácara da entidade para que o governo use para a necessidade que for definida.

“Colocamos nossa estrutura a disposição como parceiros da população, no sentido de chamar a responsabilidade para gente, porque entendemos que cada cidadão e cidadã deve assumir, cada um na suas condições, aquilo que pode fazer, na solidariedade que o momento exige”, explicou Rosilene.

Segundo ela, a solidariedade com o governo é porque a responsabilidade do momento é dele e é papel do sindicato também estar aliado no combate ao coronavírus, mas nunca deixar de cobrar e reivindicar.

“Nunca deixaremos de cobrar que o governo cumpra com aquilo que é responsabilidade dele e papel do estado. É fundamental que sejam dadas as condições para que as pessoas fiquem em casa e que o governo tome medidas de manutenção dos empregos e garantia dos direitos para que as pessoas possam passar por isso sem maiores problemas, além da preocupação com a saúde”, contou.

Rosilene também contou que o sindicato está divulgando todas as campanhas de solidariedade de combate ao coronavírus e que tem usado todos os meios de comunicação para fortalecer a mensagem para que toda a categoria e a população continue em casa!