Escrito por: Sinpro-DF
O encontro discutirá a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17. Uma das pautas prioritária da campanha salarial do magistério é a reestruturação da carreira
Professores e professoras e orientadores educacionais da rede pública de ensino do DF realizarão a primeira assembleia geral do ano, nesta quinta-feira (27), às 9h, no estacionamento da Funarte. Haverá paralisação das atividades para garantir a participação de todos e todas. A assembleia discutirá a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já! e definirá os rumos da luta pela valorização do magistério e em defesa da educação pública de qualidade.
Com o objetivo de ampliar a mobilização da categoria, o Sinpro realizou uma série de assembleias regionais. Segundo a entidade, os encontros são espaços democráticos essenciais para o diálogo e o aprofundamento das discussões sobre as pautas de reivindicações, fortalecendo a participação dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais.
Reestruturação da carreira
Uma das pautas prioritária da campanha salarial do magistério é a reestruturação da carreira. Ao longo dos anos, a mudança tem se mostrado um mecanismo eficaz para a ampliação e a garantia dos direitos da categoria, principalmente na valorização do vencimento-base. Com a reestruturação da carreira reivindicada na campanha salarial atual, a ideia é dobrar o vencimento-base do magistério.
A alteração inclui, entre outros pontos, o achatamento dos padrões de 25 para 15; a equiparação do valor do auxílio alimentação com os(as0 servidores(as) da Câmara Legislativa do DF; a ampliação do percentual de mudança do padrão e a valorização da progressão horizontal (especialização, mestrado e doutorado) a partir da ampliação dos percentuais entre as tabelas. Os pontos convergem na valorização profissional e, consequentemente, na promoção de uma educação pública socialmente referenciada.