Escrito por: Hora do Povo

ProTeste recomenda cautela com a propaganda...



A Associação Brasileira deDefesa do Consumidor (ProTeste), lançou uma nota onde “desaconselha planopromocional” da Telefónica e “recomenda cautela ao consumidor que aderir à promoção”.De acordo com a Associação, a promoção “Fale e navegue a vontade”, que oferecetelefone fixo sem limite de ligações para números da companhia e conexão àInternet por linha discada “pode trazer dor de cabeça” ao consumidor.

Em primeiro lugar a validadeda promoção é de apenas três meses, sendo que o consumidor paga a faturadurante seis meses. “Nos outros três meses em que não há promoção e oconsumidor ainda está pagando, como fica a conta dele? Ele terá que pagar apromoção e mais o valor do plano alternativo?”, questiona a entidade.

Segundo a ProTeste “hávárias informações que não estão claras e o que parece vantagem pode acarretarprejuízos futuramente”.

A Associação considerouabusiva a possibilidade da adesão ao plano poder ser feita por contatotelefônico, com o fornecimento de dados cadastrais, nome completo, número deCPF, e relação do terminal, sem a necessidade de verificação e comprovação detais informações. Este procedimento eleva o risco de terceiros, que tenham emmãos os dados do consumidor, contratarem o plano em nome dele.

O contrato, disponível nosite da operadora, também determina que, em qualquer hipótese de extinção docontrato, o consumidor ainda será responsável pelo pagamento de todos osserviços utilizados até a data efetiva da extinção. Ou seja, o consumidorarcará com o custo mesmo se operadora demorar para cancelar.

Outro ponto levantado pelaProteste é a dificuldade do cliente saber se o número para o qual ele pretendetelefonar também é da Telefónica. Já a companhia sugere que o cliente pesquisena Internet discada que é lenta, tornando este processo contraproducente navisão da Associação.