MENU

PT e PSOL pedem à PGR que investigue governo por suspender água no Nordeste

Deputados e senadores pedem que governo Bolsonaro seja investigado por suspender os repasses para a Operação Carro-Pipa, que há mais de 20 anos leva água para 1,6 milhão de nordestinos

Publicado: 25 Novembro, 2022 - 08h35 | Última modificação: 25 Novembro, 2022 - 12h15

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Fernando Frazão/Agência Brasil
notice

As bancadas do PT e do PSOL na Câmara dos Deputados e no Senado entraram com representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o governo de Jair Bolosnaro (PL), derrotado nas eleições deste ano, seja investigado por suspender os repasses para a Operação Carro-Pipa, que há mais de 20 anos leva água para 1,6 milhão de nordestinos e exigem que o abastecimento seja retomado imediatamente. O governo federal alega falta de recursos. O PSOL vê a medida como retaliação aos eleitores nordestinos, que votaram majoritariamente no presidente eleito Lula.

Leia mais: Em plena seca, Bolsonaro castiga nordestinos com corte de verba de carros-pipa

A suspensão do abastecimento foi revelada pelo colunista Carlos Madeiro, do UOL. De acordo com o colunista, a suspensão pegou as Defesas Civis, pipeiros e moradores de surpresa. Pela regra, cada família tem direito a 20 litros de água por dia a cada integrante assistido. Ou seja, se a casa tem cinco moradores, são 100 litros diários. Eles já relatam prejuízos.