Queda de preços de alimentos e energia impulsiona deflação de 0,02% em agosto

Foi a primeira taxa negativa desde junho de 2023. Para a CUT o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderia ser ainda menor se a Selic não estivesse em patamares astronômicos

Publicado: 10 Setembro, 2024 - 12h46

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Luiz R Cabral

Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, registrou deflação de 0,02%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o primeiro resultado negativo desde junho de 2023, quando o índice recuou 0,08%.

No acumulado do ano, a inflação está em 2,85%, e, em 12 meses, em 4,24%. Um resultado que veio abaixo das expectativas do mercado, que previa uma leve alta de 0,01%.

O recuo foi impulsionado pela queda nos preços da energia elétrica residencial e das bebidas e alimentos (-0,44%). Se o preço da alimentação dentro de casa caiu, fora dela ele subiu 0,33%.

No grupo Transportes, houve estabilidade (0,0%), com oscilações divergentes nos principais subitens. Combustíveis como o gás veicular (4,10%), gasolina (0,67%) e óleo diesel (0,37%) registraram alta, enquanto o etanol recuou 0,18%. As passagens aéreas caíram 4,93%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação de preços para famílias com menor renda, recuou 0,14% em agosto, após alta de 0,26% em julho. O índice acumula alta de 2,80% no ano e 3,71% em 12 meses. Os alimentos caíram 0,63%, enquanto os itens não alimentícios desaceleraram de 0,65% para 0,02%.

Regionalmente, Vitória teve a maior alta (0,13%), puxada pela alta nas taxas de água e esgoto (4,04%), enquanto São Luís registrou a maior queda (-0,58%), devido à redução nos preços do tomate (-23,78%) e da energia elétrica (-4,50%).

CUT contra os juros altos

Esses números mostram que a atual política econômica do governo federal está na rota certa para a retomada do desenvolvimento do país. Mas o resultados poderiam ser ainda melhor se a taxa da Selic, determinada pelo presidente do Banco Central, o neoliberal Roberto Campos Neto, não  estivesse tão alta (10,5%). Com a taxa de juros alto empresas não investem em tecnologias e não contratam e, por consequência, não gera consumo. Criando, com isso, uma roda viciosa que trava o progresso do Brasil.

Saiba mais Economia do país poderia crescer mais se os juros não fossem altos

A CUT, este ano fez do movimento contra o juros altos a sua principal campanha. A entidade organizou, junto com outras centrais sindicais, protestos nas portas da sede do Banco Central espalhadas pelo Brasil.

Leia mais Trabalhadores protestam contra os juros altos nesta terça (30), em várias cidades

Presidente do Banco Central sabota a geração de empregos ao manter juros altos

Investimentos de R$ 42 bi no PAC Seleções poderia ser maior com redução de juros

Taxa Selic alta definida pelo Banco Central impede investimentos sociais