• Kwai
MENU

Quinta-feira, 10 horas, frente à Fiesp

Publicado: 08 Julho, 2008 - 18h49

Escrito por: Metalúrgicos da CUT realizam grande ato de lançamento da Campanha Salarial

Agora, serão entregues as pautas de reivindicações para as bancadas do Grupo 10, Fundição, Aeroespacial, Autopeças e Montadoras. No total são 215 mil metalúrgicos em campanha em todo o Estado

A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) realizam na quinta-feira, dia 10 de julho, grande ato de lançamento e entrega das pautas de reivindicações da Campanha Salarial do ramo. A manifestação iniciará, às 10h, em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), quando representantes das entidades protocolarão simultaneamente as pautas para as bancadas patronais do Grupo 10 (serralheria, lâmpadas e prensas, data-base novembro), setor aeroespacial (data-base setembro) e para a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA, data-base setembro).

A partir das 12h, dirigentes e trabalhadores metalúrgicos de várias localidades do país continuarão as atividades e entregarão as pautas para as bancadas do Sindipeças e para o Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea - Montadoras), cujas datas-base são em setembro. Nestes cinco segmentos, a Federação paulista representa 215 mil metalúrgicos em todo o Estado.

Convenção de dois anos

Com exceção das bancadas do G10 e Aeroespacial -- nas quais serão renovadas toda a Convenção Coletiva de Trabalho neste ano -- nos demais setores serão negociadas apenas as cláusulas econômicas, porque as sociais têm vigência até 2009 – conforme Convenção Coletiva de Trabalho firmada em 2007 entre a Federação e as bancadas patronais.

As principais reivindicações da FEM-CUT e CNM-CUT são: Reajuste salarial pelo índice total da inflação; Aumento real nos salários; Valorização nos Pisos salariais e criação de um piso nacional; Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e limitação de horas extras; Unificação das datas-base da categoria; Combate à precarização nos locais de trabalho (informalidade e terceirização) e melhorias nas políticas de saúde, segurança e previdência.

A renovação nas Convenções pelo período de dois anos (2008/2009) nas cláusulas econômicas e a criação de um fundo de qualificação profissional são outras reivindicações. "Lutaremos para firmar Convenções Coletivas de Trabalho que garantam melhorias tanto nas cláusulas econômicas como sociais para toda a categoria. Também reivindicaremos que estas Convenções tenham uma duração maior tendo em vista a fase sólida da nossa economia, que tem refletido no aumento da produção e faturamento destes segmentos", diz o presidente da FEM, Valmir Marques (Biro Biro).

Para o presidente da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana, os recordes atingidos pela indústria em 2008 mostram que não há crise no setor metalúrgico. "A economia está aquecida, as empresas estão contratando e vendendo como nunca. E hora de dividir a fatia deste bolo com os trabalhadores", diz.

No total, a FEM tem 13 sindicatos filiados, que representam 280 mil metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo, que têm datas-base de agosto a novembro.

Cronograma da entrega das pautas de reivindicações para as bancadas patronais - 10 de julho

10h – concentração em frente à FIESP

Local: Av. Paulista 1313

10h30 – ABIFA (Associação Brasileira de Fundição)

Local: Av. Paulista, 1274 – 20º andar

11h – G10 e Aeroespacial

Local: Av. Paulista 1313

12h- Concentração na sede da CNM-CUT

14h – Sindipeças

Local: Av. Indianópolis, 1.675

15h – Sinfavea <montadoras>

Local: Av. Indianópolis, 496

Mais informações com o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro) pelo tel: (11) 9944-1960

Viviane Barbosa - Assessora de Imprensa e Comunicação da FEM-CUT/SP

Email: imprensa@fem.org.br

Cel: (11) 7296-7209

FEM-CUT/SP: (11) 2108-9234

Mídia Consulte: (11) 3115-5770