As pesquisas dos três principais institutos brasileiros - Vox Populi, Datafolha e Ibope -, divulgadas neste sábado (27), com diferenças entre as intenções de voto nos candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), deixaram os eleitores confusos. Mas, a explicação é simples: os dias em que os institutos foram a campo.
O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, explica que a grande mobilização de artistas, da militância e de todos os brasileiros que foram às ruas para virar votos nesta sexta-feira (26), seja porque temem os riscos à democracia, seja porque aprovam o projeto de governo do petista, explicam essa diferença nas intenções de votos entre as três pesquisas.
Segundo ele, a diferença de percentuais entre as pesquisas divulgadas hoje é fundamentalmente por causa do período de campo. O campo da Vox foi neste sábado, os do Datafolha e Ibope foram nesta sexta e neste sábado. Portanto, o resultado é a média entre os dois dias. E a média não refletiu a enorme virada provocada pela grande mobilização feita nas ruas de todo o país ontem.
“Até ontem, os indecisos permaneciam indecisos. E comprovamos isso fazendo 1.200 entrevistas. Hoje, fizemos 2000 entrevistas mostrando que as coisas haviam se movimentado, que uma parcela dos indecisos estava se decidindo. E decidindo por Haddad, claro. O resultado de quem misturou ontem e hoje tinha que ser diferente.”
A Vox mostrou empate entre Bolsonaro e Haddad, de 43% a
43% nos votos totais e um percentual de 14% dos eleitores indecisos. Destes, 9% disseram que não vão votar em ninguém, vão votar em branco ou anular. Outros 5% disseram que não sabem ou não responderam.
Excluídos os indecisos, os dois candidatos também estão empatados nos votos válidos, 50% para Bolsonaro e 49% para Haddad.
De acordo com Datafolha, Bolsonaro tem 47% dos votos totais e 55% dos válidos. Já Haddad, tem 39% dos totais e 45% dos válidos.
O Ibope mostrou Bolsonaro com 47% dos votos totais e 54% dos válidos, contra 41% dos totais e 46% dos válidos para Haddad.