Recomendações estratégicas para o futuro da Inteligência Artificial

Documento de São Luís aborda a importância da IA para uma transformação digital inclusiva

Publicado: 14 Outubro, 2024 - 13h08 | Última modificação: 14 Outubro, 2024 - 16h17

Escrito por: Redação CUT

Marcelo Camargo/Agência Brasil

"Declaração de São Luís" é documento que apresenta recomendações estratégicas para o futuro da Inteligência Artificial (IA) dentro da estrutura do G20 a partir de um trabalho conjunto dos grupos de engajamento L20, C20, T20 e W20.

O documento aborda a importância da IA para uma transformação digital inclusiva e também se volta para o impacto da tecnologia sobre o futuro do trabalho e a educação.

“Para nós do Labor20, inovações tecnológicas que impactam a vida dos trabalhadores devem ser reguladas por acordos coletivos de trabalho, ao mesmo tempo em que os direitos fundamentais do trabalho estabelecidos pela OIT sejam garantidos e promovidos pelos estados membros do G20. Para isso é crucial o respeito à liberdade sindical, direito de greve e de negociação coletiva”, afirma Antonio Lisboa, coordenador do L20 e secretário de relações internacionais da CUT.

Os autores da declaração conjunta chamam ainda a atenção para os potenciais impactos ambientais que a IA pode ter no consumo de energia e de água. Por outro lado, observa que a tecnologia pode ter um papel importante na mitigação das mudanças climáticas, ao promover práticas ambientais mais limpas e sustentáveis com base em dados otimizados.

Além disso, a declaração incentiva que os países promovam o desenvolvimento tecnológico colaborativo e solidário a fim de haver troca de melhores práticas, conhecimento e experiências em políticas de IA, incluindo governança, ética, privacidade e segurança cibernética.

Para acessar o documento, clique nos links abaixo: