Escrito por: Érica Aragão
Coletivo Nacional de Formação da CUT se reúne presencialmente, pela primeira vez depois de dois anos de pandemia, e realiza encontro especial com a juventude da CUT
Começa nesta quinta-feira (24), na Praia Grande, o Encontro Nacional de Juventude e Formação, que vai debater os desafios e lutas para 2022. A atividade, que reunirá o Coletivo Nacional de Formação (CONAFOR) e jovens CUTistas, foi construído pela Rede Nacional de Formação e deverá refletir sobre o Plano Nacional de Formação da CUT, além de debater e avaliar os programas, projetos, as estratégias da formação, deliberar e encaminhar as ações formativas para o próximo período. O encontro termina no domingo, dia 27. Veja a programação completa aqui.
Serão quatro dias de exposições, encontros, seminários e debates sobre estratégia da CUT para Formação Profissional, estratégia de Formação e Comunicação da CUT, os desafios do financiamento para a formação sindical e estratégia de Formação e Comunicação da CUT, mais precisamente as Brigadas Digitais da CUT. E, pela primeira vez, depois de mais de dois anos de pandemia, de forma presencial.
A mesa de abertura “Política e análise de conjuntura: Estratégia para 2022” contará com a participação de Sergio Nobre, presidente da CUT, a secretária de Formação da CUT, Rosane Bertotti, secretária de Juventude, Cristiana Paiva e a diretora Interina do Escritório da DGB BW para a América Latina, Flávia Silva.
Maria Frô
A secretária de Formação da CUT Brasil, Rosane Bertotti, explicou que o encontro é especial, além de ser o primeiro presencial, desde que o mundo entrou na Pandemia da Covid-19, e o encontro de integração entre a Política Nacional de Formação e Juventude, é o ano decisivo das vidas para a Central e para o país.
“A Política de Formação está sempre ligada a estratégia da nossa organização. Para o próximo período, importante fazer a disputa política do Brasil e a construção de um projeto que se adequa as necessidades da luta dos trabalhadores”, afirmou.
Segundo a dirigente, “este ano define os rumos do país, e para nós da Central Única dos Trabalhadores, sempre tivemos a clareza, que a vida dos trabalhadores, a política e economia do Brasil estão sempre muito interligados com nossa luta. Para nós este ano é muito importante e fundamental no que se refere a luta e organização da classe trabalhadora”.
A secretária-adjunta de Formação da CUT Brasil, Sueli Veiga, disse que este encontro tem uma especial relevância, porque “será um desafio, mas também uma possibilidade de articulação junto com a juventude, de reafirmamos a importância da caminhada até aqui e de continuarmos a parceria entre a formação e a juventude”.
Mais sobre o CONAFOR
O CONAFOR é o Coletivo Nacional de Formação, composto pela Rede Nacional de Formação da CUT, que são: secretaria Nacional de Formação da CUT, as secretárias e os secretários de Formação das CUTs nos estados e dos ramos, as coordenações das sete escolas sindicais, educadoras e educadores, assessoras e assessores que atuam diretamente na formação sindical da CUT.