Escrito por: Érica Aragão

Rede Nacional de Formação se reúne para debater os desafios de 2022

Coletivo Nacional de Formação da CUT se reúne presencialmente, pela primeira vez depois de dois anos de pandemia, e realiza encontro especial com a juventude da CUT

Edson Rimonatto/CUT

Começa nesta quinta-feira (24), na Praia Grande, o Encontro Nacional de Juventude e Formação, que vai debater os desafios e lutas para 2022. A atividade, que reunirá o Coletivo Nacional de Formação (CONAFOR) e jovens CUTistas, foi construído pela Rede Nacional de Formação e deverá refletir sobre o Plano Nacional de Formação da CUT, além de debater e avaliar os programas, projetos, as estratégias da formação, deliberar e encaminhar as ações formativas para o próximo período. O encontro termina no domingo, dia 27. Veja a programação completa aqui

Serão quatro dias de exposições, encontros, seminários e debates sobre estratégia da CUT para Formação Profissional, estratégia de Formação e Comunicação da CUT, os desafios do financiamento para a formação sindical e estratégia de Formação e Comunicação da CUT, mais precisamente as Brigadas Digitais da CUT. E, pela primeira vez, depois de mais de dois anos de pandemia, de forma presencial.

A mesa de abertura “Política e análise de conjuntura: Estratégia para 2022” contará com a participação de Sergio Nobre, presidente da CUT, a secretária de Formação da CUT, Rosane Bertotti, secretária de Juventude, Cristiana Paiva e a diretora Interina do Escritório da DGB BW para a América Latina, Flávia Silva.

Maria FrôPalco do Encontro Nacional de Juventude e Formação

 

A secretária de Formação da CUT Brasil, Rosane Bertotti, explicou que o encontro é especial, além de ser o primeiro presencial, desde que o mundo entrou na Pandemia da Covid-19, e o encontro de integração entre a Política Nacional de Formação e Juventude, é o ano decisivo das vidas para a Central e para o país.

“A Política de Formação está sempre ligada a estratégia da nossa organização. Para o próximo período, importante fazer a disputa política do Brasil e a construção de um projeto que se adequa as necessidades da luta dos trabalhadores”, afirmou.

Segundo a dirigente, “este ano define os rumos do país, e para nós da Central Única dos Trabalhadores, sempre tivemos a clareza, que a vida dos trabalhadores, a política e economia do Brasil estão sempre muito interligados com nossa luta. Para nós este ano é muito importante e fundamental no que se refere a luta e organização da classe trabalhadora”.

A secretária-adjunta de Formação da CUT Brasil, Sueli Veiga, disse que este encontro tem uma especial relevância, porque “será um desafio, mas também uma possibilidade de articulação junto com a juventude, de reafirmamos a importância da caminhada até aqui e de continuarmos a parceria entre a formação e a juventude”.

Mais sobre o CONAFOR

O CONAFOR é o Coletivo Nacional de Formação, composto pela Rede Nacional de Formação da CUT, que são: secretaria Nacional de Formação da CUT, as secretárias e os secretários de Formação das CUTs nos estados e dos ramos, as coordenações das sete escolas sindicais, educadoras e educadores, assessoras e assessores que atuam diretamente na formação sindical da CUT.