Escrito por: Redação CUT
Em poucas horas, perfis no Twitter juntam cerca de 106 mil eleitores com críticas ao novo presidente, após declarações sobre como e com quem pretende compor alguns ministérios do seu governo
Três dias após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), páginas criadas nas redes sociais criticando escolhas do presidente eleito já têm mais de 280 mil seguidores, muitos deles eleitores de Bolsonaro. A maioria critica anúncios de nomeações de políticos envolvidos em corrupção, como Onyx Lorenzoni e Alberto Fraga, ambos do DEM, indicados para chefiar a Casa Civil e a Secretaria de Governo, respectivamente. Muitos já se dizem arrependidos.
No Instagram, a página já tem 170 mil seguidores. E todas as postagens são de eleitores arrependidos.
Boa parte das críticas nas duas páginas do Twitter (Jair me Arrependi e Bolsominions arrependidos) miram a nomeação de Alberto Fraga, condenado, em setembro deste ano, por concussão, ou seja, uso do cargo público para obter vantagem indevida. "O Alberto Fraga não é um puta corrupto? Eu votei em você para acabar com isso (...) A população está do seu lado, não cospe na cara da gente", tuíta um internauta mencionando Jair.
@jairbolsonaro o Alberto Fraga nao é um puta corrupto porra? eu votei em vc pra acabar com isso... Mito e ai nao deixa cara a população esta do seu lado nao cospe na cara da gente....
— Super pedro (@dopedrorios) 31 de outubro de 2018
O perfil Jair Me Arrependi – que até o 16h30 desta quarta-feira (31) já tinha mais de 63,8 mil seguidores – posta os "arrependimentos diários de eleitores de Jair Bolsonaro". Destaque para uma eleitora que mandou vídeo direcionado para seu candidato, na qual se diz "magoada" com a possível nomeação de Onyx Lorenzoni (DEM) para a Casa Civil. O democrata já admitiu ter recebido R$ 100 mil por meio de caixa 2 do frigorífico JBS.
"Bolsonaro, ajuda aí, você está colocando gente envolvida em corrupção. Poxa, cadê a diferença? Esse Onyx aceitou dinheiro da JBS. Sentindo magoada. Desse jeito não dá. Isso não está correto", disse outra internauta.
Eleitores de Bolsonaro
Outros eleitores criticam o aceno de Bolsonaro para Alberto Fraga. 'Não cospe na cara da gente', lamenta internauta.
Nesta terça-feira (30), Bolsonaro confirmou que vai promover a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. A medida é criticada por entidades de defesa do meio ambiente, que alertam para os riscos de submeter as políticas de preservação ambiental aos interesses do agronegócio.
No perfil Bolsominions Arrependidos – 41,1 mil seguidores até o mesmo horário – foram publicadas manifestações negativas de bolsonaristas sobre a unificação dos ministérios. "Será o lobo cuidando do galinheiro", comenta um internauta.
Outra eleitora faz uma crítica mais incisiva, direcionada ao senador Flavio Bolsonaro (PSL-RJ). "Apenas me diga como nosso presidente @jairbolsonaro vai explicar dois investigados na equipe e essa usurpação do Ministério do Meio Ambiente? Mal chegou e já começo a me preocupar. Já se venderam para a bancada ruralista?", questiona.
PRESTA ATENÇÃO. Vergonha já tá passando. pic.twitter.com/Rf2keh8LDI
— Bolsominions Arrependidos (@bolsoregrets) 31 de outubro de 2018Um eleitor diz que, 48 horas depois do voto, já está "indignado com a postura" de seu candidato. "Eu tive a ingenuidade de acreditar que o cargo de Presidente (não só importante, mas honorável) traria maior compostura ao senhor em questão. Normalmente é assim, mas o normal não se aplica a ele", disse. "Votei no senhor acreditando que corruptos iriam presos, não serem ministros!", finaliza outro.
Com apoio RBA