Redução da Jornada, sem redução de salário é pauta histórica da CUT
Central reafirma campanha pela redução da jornada e defende o fim da escala 6X1
Publicado: 08 Abril, 2025 - 14h39 | Última modificação: 09 Abril, 2025 - 16h16
Escrito por: Redação CUT

A campanha da CUT pela Redução da Jornada de Trabalho para até 40 horas semanais sem redução de salários sempre esteve no centro das reivindicações da Central Única dos Trabalhadores. A pauta também incorpora a luta pelo fim da escala 6x1 e são destaque na Jornada Nacional de Lutas, que inclui a Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília, no dia 29 de abril e a celebração do 1º de maio – Dia Internacional do Trabalhador.
A Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de salário é uma luta histórica da Central Única dos Trabalhadores. Antes da Constituição de 1988, a jornada estabelecida por lei era de 48 horas semanais. A partir da Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã - fruto da luta de diversos setores da sociedade, como os movimentos sindical e social, incluindo a CUT-, a jornada máxima de trabalho determinada por lei passa a ser de 44 horas semanais.
Confira abaixo a cronologia de luta pela Redução da Jornada, sem redução de salário defendida pela CUT desde meados da década de 1980.
Cronologia da luta da CUT
A defesa da redução da jornada de trabalho sem redução salarial teve, ao longo da história da CUT, vários momentos de destaque. O primeiro deles foi uma grande greve, dois anos após a fundação da Central. Em 1985 trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias em todo o país cruzaram os braços pela redução da jornada. A CUT passou a lutar por 40 horas semanais, cinco dias de trabalho, contra as atuais 44 semanais.
Abaixo, alguns dos cartazes que fizeram parte dessas campanhas:
Década de 1980 e 1990:
Anos 2000:
Anos 2010:
2025 - Jornada Nacional de Lutas
Na Jornada Nacional de Lutas; do próximo 1º de maio, os trabalhadores defenderão ainda a Justiça Tributária – isenção de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), para quem ganha até R$ 5 mil; a atuação da CUT no BRICS e na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada em Belém (PA), entre outros temas.
Leia mais Redução da Jornada de Trabalho é pauta prioritária da CUT