Reforma da Previdência: pressão é intensificada nas ruas

Ações nos aeroportos, plenária em praça pública e ato na Câmara Federal marcam dia de luta

Publicado: 06 Fevereiro, 2018 - 19h27 | Última modificação: 07 Fevereiro, 2018 - 11h28

Escrito por: Tatiana Melim

CUT-RS

Plenária popular no centro de Florianópolis Plenária popular no centro de Florianópolis Na Bahia, manifestantes aguardam os parlamentares Na Bahia, manifestantes aguardam os parlamentares Os trabalhadores e trabalhadoras começaram a intensificar a pressão para impedir que o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (MDB-SP) consiga colocar a reforma da Previdência na pauta de votação da Câmara dos Deputados no dia 20 de fevereiro. Manifestações nos aeroportos, abordando os parlamentares que embarcavam para Brasília, plenária popular em praça pública e ato na Câmara Federal marcaram as atividades desta terça-feira (6).

Nas redes sociais, a hashtag #QueroAposentar ficou no ranking de assuntos mais comentados do Twitter durante o dia inteiro, reafirmando, mais uma vez, o que o presidente da CUT, Vagner Freitas, tem dito desde que a Central iniciou a mobilização contra a reforma da Previdência: “a população começou a entender que não se trata de reforma, mas sim de desmonte da Previdência. É praticamente o fim do direito à aposentadoria”, diz.

Nas primeiras horas da manhã, lideranças cutistas ocuparam os aeroportos de Porto Alegre, de Florianópolis e da Bahia, percorrendo o saguão de embarque com faixas, cartazes e bandeiras à procura dos parlamentares que embarcariam para a capital federal, sobretudo os indecisos e favoráveis à reforma. O recado foi dado: quem votar a favor da reforma não será reeleito nas eleições deste ano.

“Se botar pra votar, o Brasil vai parar”, outro jargão muito utilizado pela CUT nesse período de resistência, também foi usado pelos manifestantes para alertar a população e os próprios deputados que dia 19 de fevereiro será um dia de luta nas ruas e nas redes, com greves, paralisações e atos em todo o Brasil.

No dia seguinte, está previsto o início dos debates na Câmara dos Deputados sobre o projeto do governo de reforma da Previdência, conforme consta na agenda da casa legislativa. Apesar de o governo não ter ainda os 308 votos mínimos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou à imprensa nesta terça (6) que a votação está mantida para o dia 20.

Em Florianópolis, além da ocupação do aeroporto, a CUT estadual realizou uma plenária popular no centro da cidade para dialogar com a população e esclarecer que a reforma de Temer significa o fim da aposentadoria para milhões de brasileiros e brasileiras. A população, sentada no calçadão e atenta às explicações dos dirigentes da CUT, começou a compreender que não existe déficit nas contas da Previdência, como comprovou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal.

Ato na Câmara
Na tarde desta terça (6), representantes de movimentos sociais e entidades sindicais, além de deputados e senadores de diversos partidos, realizaram também um ato contra a reforma da Previdência e em defesa da democracia, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A atividade, realizada no segundo dia de trabalho no Congresso Nacional após o recesso parlamentar, sinalizou a resistência que os partidos de oposição farão à proposta do ilegítimo Temer de acabar com a aposentadoria.

- Confira aqui como foi o debate na Câmara

Na Pressão
Para ajudar na luta contra a reforma da Previdência, a CUT está disponibilizando memes com foto e informações de cada parlamentar, que poderão ser impressos e usados nos atos, como nos aeroportos, e utilizados nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.

São 366 memes – 195 de deputados que estão indecisos e 171 dos que estão com Temer pelo fim da aposentadoria.

O site Na Pressão é outra ferramenta que permite pressionar os parlamentares por e-mail, mensagens, telefone ou redes sociais.

Acesse abaixo os materiais separados por estado:
Acre - http://bit.ly/2Bb3wSu
Alagoas - http://bit.ly/2E6wgum