Escrito por: Tatiana Melim
Ações nos aeroportos, plenária em praça pública e ato na Câmara Federal marcam dia de luta
Plenária popular no centro de Florianópolis
Nas redes sociais, a hashtag #QueroAposentar ficou no ranking de assuntos mais comentados do Twitter durante o dia inteiro, reafirmando, mais uma vez, o que o presidente da CUT, Vagner Freitas, tem dito desde que a Central iniciou a mobilização contra a reforma da Previdência: “a população começou a entender que não se trata de reforma, mas sim de desmonte da Previdência. É praticamente o fim do direito à aposentadoria”, diz.
Nas primeiras horas da manhã, lideranças cutistas ocuparam os aeroportos de Porto Alegre, de Florianópolis e da Bahia, percorrendo o saguão de embarque com faixas, cartazes e bandeiras à procura dos parlamentares que embarcariam para a capital federal, sobretudo os indecisos e favoráveis à reforma. O recado foi dado: quem votar a favor da reforma não será reeleito nas eleições deste ano.
“Se botar pra votar, o Brasil vai parar”, outro jargão muito utilizado pela CUT nesse período de resistência, também foi usado pelos manifestantes para alertar a população e os próprios deputados que dia 19 de fevereiro será um dia de luta nas ruas e nas redes, com greves, paralisações e atos em todo o Brasil.
No dia seguinte, está previsto o início dos debates na Câmara dos Deputados sobre o projeto do governo de reforma da Previdência, conforme consta na agenda da casa legislativa. Apesar de o governo não ter ainda os 308 votos mínimos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou à imprensa nesta terça (6) que a votação está mantida para o dia 20.
Em Florianópolis, além da ocupação do aeroporto, a CUT estadual realizou uma plenária popular no centro da cidade para dialogar com a população e esclarecer que a reforma de Temer significa o fim da aposentadoria para milhões de brasileiros e brasileiras. A população, sentada no calçadão e atenta às explicações dos dirigentes da CUT, começou a compreender que não existe déficit nas contas da Previdência, como comprovou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal.
Ato na Câmara
Na tarde desta terça (6), representantes de movimentos sociais e entidades sindicais, além de deputados e senadores de diversos partidos, realizaram também um ato contra a reforma da Previdência e em defesa da democracia, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A atividade, realizada no segundo dia de trabalho no Congresso Nacional após o recesso parlamentar, sinalizou a resistência que os partidos de oposição farão à proposta do ilegítimo Temer de acabar com a aposentadoria.
- Confira aqui como foi o debate na Câmara
Na Pressão
Para ajudar na luta contra a reforma da Previdência, a CUT está disponibilizando memes com foto e informações de cada parlamentar, que poderão ser impressos e usados nos atos, como nos aeroportos, e utilizados nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.
São 366 memes – 195 de deputados que estão indecisos e 171 dos que estão com Temer pelo fim da aposentadoria.
O site Na Pressão é outra ferramenta que permite pressionar os parlamentares por e-mail, mensagens, telefone ou redes sociais.
Acesse abaixo os materiais separados por estado:
Acre - http://bit.ly/2Bb3wSu
Alagoas - http://bit.ly/2E6wgum
Amapá - http://bit.ly/2E4QMiR
Amazonas - http://bit.ly/2E8Moew
Bahia - http://bit.ly/2Bf1FfB
Ceará - http://bit.ly/2Eod1zu
Distrito Federal - http://bit.ly/2GSIacU
Espírito Santo - http://bit.ly/2BY1cLp
Goiás - http://bit.ly/2BJTrwZ
Maranhão - http://bit.ly/2BJcyY7
Mato Grosso - http://bit.ly/2sffCai
Mato Grosso do Sul - http://bit.ly/2E6p6u9
Minas Gerais - http://bit.ly/2sdMhgl
Pará - http://bit.ly/2BZn5Kk
Paraíba - http://bit.ly/2EHXJn3
Paraná - http://bit.ly/2FQcio8
Pernambuco - http://bit.ly/2E8UCaA
Piauí - http://bit.ly/2Em14dH
Rio de Janeiro - http://bit.ly/2BJFS0w
Rio Grande do Norte - http://bit.ly/2BJFSxy
Rio Grande do Sul - http://bit.ly/2FUf4ZA
Rondônia - http://bit.ly/2BYJAPv
Roraima - http://bit.ly/2E65DWm
Santa Catarina - http://bit.ly/2GS8La3
São Paulo - http://bit.ly/2E89e63
Sergipe - http://bit.ly/2BZvn4P
Tocantins - http://bit.ly/2BIqX6F