Renato Teixeira e Sérgio Reis no palco do...
Show vai encerrar dia dedicado à classe trabalhadora, que ainda terá Juraildes da Cruz, corrida no Parque Areião e ato político
Publicado: 29 Abril, 2014 - 09h53
Escrito por: Maisa Lima ? CUT-GO
Os cantores Renato Teixeira e Sérgio Reis prometem emocionar o público no show de encerramento do 1º de Maio da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO), que, como tradicionalmente acontece, terá lugar na Praça do Trabalhador, no Setor Norte-Ferroviário de Goiânia.
O show Amizade Sincera é sem dúvida um presente à altura da classe trabalhadora goiana. “Estamos na estrada há muito tempo e sabemos que somos bons no que fazemos”, comentam os cantores, em tom franco e bem-humorado.
Amigos desde os anos 60, Renato e Sérgio são vizinhos e já trocaram diversas experiências musicais. Serjão inclusive já gravou quase todos os clássicos de autoria de Teixeira. O repertório inclui composições que os fãs da música sertaneja rural brasileira conhecem bem, como Tocando em Frente,Romaria, O Menino da Porteira, Vide Vida Marvada e Trem do Pantanal.
Mais regional ainda
O cantor e compositor Juraildes da Cruz é um tocantinense que os goianos trazem no coração. O homem cresceu ouvindo cantigas de roda, catiras, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Aos 9 anos mudou-se para Goiânia, onde aprendeu a tocar violão. Suas composições já foram gravadas por Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Rolando Boldrin e Margareth Menezes, entre outros, e em seu trabalho prevalece a alma da música original brasileira.
Pois Juraildes também subirá ao palco do 1º de Maio da CUT-GO, às 19 horas, e músicas como Nóis é Jeca Mas é Jóia e Dodói estarão no repertório que Jura vai tocar no show dedicado aos trabalhadores(as) goianos(as), que por sinal ainda vai contar com sorteio de brindes entre o público presente e apresentações de artistas locais.
Venha correr com a gente!
Este ano, o 1º de Maio da CUT-GO também será um dia de esporte, lazer e saúde para toda a família: às 8 horas haverá a largada para o Circuito de Corridas nos Parques, uma realização da Central, em parceria com a Unimed e a Prefeitura de Goiânia. A execução está a cargo da Velox Sports (http://www.veloxsports.com.br/), que já abriu as inscrições para o evento em seu site.
Hoje a corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil e o primeiro entre as mulheres. A largada será no Parque do Areião, com duas modalidades: seis quilômetros de corrida e três quilômetros de caminhada. A taxa de inscrição, que fica aberta até esgotarem-se as mil vagas disponibilizadas, é de R$ 40,00 e o participante receberá o kit contendo camiseta, sacola, nº de peito e chip de cronometragem. Enquanto isso, na Praça do Trabalhador, a partir das 9 horas a população contará com ações de cidadania, lazer, sindical e política, esperando o início dos shows.
Democratização da comunicação
Como também é marca registrada dessa homenagem CUTista, um ato político vai acontecer durante as comemorações, onde as lideranças sindicais vão colocar os principais pontos da luta em defesa de melhores salários e condições de trabalho.
Este ano, um tema vai se sobressair: a democratização da comunicação no Brasil. “A democracia está diretamente ligada ao acesso à informação. Atualmente, a informação que chega às pessoas não abrange a pluralidade de opiniões presentes em nosso País, por isso, é fundamental que a CUT, como uma das principais interlocutoras dos movimentos sociais e dos trabalhadores(as), promova o aprofundamento das discussões ligadas ao tema”, explica a presidenta da entidade em Goiás, Bia de Lima.
Para estimular o debate com os trabalhadores(as) e intensificar a luta pela comunicação como um direito humano - garantido pela Constituição Federal - e pela necessidade urgente da democratização da mídia para garantir a pluralidade de idéias e a consolidação da democracia no Brasil, durante o evento haverá a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) que visa justamente isso: ampliar as opiniões presentes na mídia, hoje controlada por meia dúzia de famílias que decidem o que vamos assistir ou ouvir.