RN: Convenção estadual do PL homologa candidatura do presidiário Wendel Lagartixa
Preso desde o dia 20 de julho acusado de triplo homicídio, o PM reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, é companheiro de chapa do ex-ministro Rogério Marinho, candidato a uma vaga no Senado
Publicado: 01 Agosto, 2022 - 13h56 | Última modificação: 01 Agosto, 2022 - 19h22
Escrito por: Concita Alves, CUT-RN | Editado por: Marize Muniz
A convenção estadual do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que formalizou as candidaturas ao Senado, a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, neste domingo (31), em Natal, homologou 23 candidaturas para deputado estadual, entre elas a do Policial Militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, o Wendel Lagartixa, preso no dia 20 de julho, acusado de participação em um triplo homicídio. Lagartixa nega os crimes.
Na campanha, lado a lado, estarão Wendel Lagartixa, o ex-ministro Rogério Marinho (PL) candidato ao Senado e Fábio Dantas candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo Solidariedade.
Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP) do estado, o companheiro de chapa de Rogério Marinho, Wendel Lagartixa, foi um dos executores de um triplo homicídio que ocorreu em 29 de abril, em um bar da Redinha, bairro da zona Norte de Natal. Além dos três mortos, mais três pessoas sofreram tentativa de homicídio, mas conseguiram escapar.
Mas, Marinho ignorou esses detalhes. Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, o ex-ministro de Bolsonaro usou a mesma tática de Bolsonaro, que é falar sobre a pauta dos costumes para distrair a atenção do eleitor dos temas espinhosos, como fome, desemprego, miséria e, neste caso, companheiro de chapa presidiário.
Na tramissão, Marinho defendeu pautas retrógradas, esbravejou contra o direito ao aborto, teceu falso juízo contra imprensa, a quem chamou de “militantes” e que fazem uso dos meios "para desqualificar, mentir e espalhar fake news".
O ex ministro também defendeu o armamento da população "todo cidadão com o apoio do estado, tem o dever moral , se quiser, de se armar para proteger sua família".
A ficha de Rogério Marinho
Ex-ministro do Desenvolvimento Regional, pasta responsável pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Rogério Marinho é citado em denúncias de corrupção envolvendo a estatal como nos casos do #BolsolãoDoAsfalto, #BolsoãoDoLixo, e também por liberar dinheiro para consultoria de militares que propõe acabar com a gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Codevasf foi entregue por Bolsonaro ao Centrão em troca de votos. A estatal é presidida por Marcelo Moreira Pinto. Ele foi indicado para o cargo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e pelo ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP-PI), líderes do Centrão.
Na semana passada, relatório da Controladoria Geral da União (CGU), revelou que a Codevasf comprou R$ 2 milhões de tubos de PVC, sem necessidade e superfaturada. A compra foi feita mesmo após o órgão ter apontado as irregularidades antes da concorrência pública, por duas vezes, e ter recomendado a sua suspensão.
Leia mais: PF encontra mala com R$ 1,3 milhão na operação que investiga corrupção na Codevasf
Prefeito de Natal apoia chapa com homicida
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), apoiou e prometeu aopio inciondicional a Rogério Marinho que, segundo ele, “ajudou muito o Rio Grande do Norte e a cidade de Natal”.
Perfil do Eleitorado Potiguar
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o estado possui mais 2,5 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2022, a maioria com idade entre 35 e 39 anos.
O Cadastro Eleitoral aponta ainda que a maior parte desse eleitorado é composta por mulheres, ao todo são 1.349.571 eleitoras, o que equivale a 52,83% do total. Enquanto jovens respondem por 45.967, com idade entre 16 e 17 anos aptos a votar.
O município de Natal é o maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte com 583.079 eleitores, seguido de Mossoró (183.285) e Parnamirim (136.655). Já o menor colégio eleitoral é o município de Viçosa com 1.874 eleitores.