Escrito por: Redação CUT
Nova direção da CUT-RN foi eleita durante 14º CECUT
O 14º Congresso Estadual do Rio Grande do Norte (CECUT/RN), que elegeu a nova direção da CUT-RN, debateu e analisou durante dois dias a economia nacional, as medidas de arrocho salarial e previdenciário do governo de Jair Bolsonaro, que não apresentou uma proposta sequer de aquecimento da economia com geração de emprego e renda, e ainda está tentando sufocar a luta dos movimentos sindical e sociais e decidiu intensificar a luta por direitos na gestão que se inicia.
Reeleita por unanimidade para presidência da CUT-RN, a professora Eliane Bandeira, que mobilizou e organizou os trabalhadores e as trabalhadoras do estado na luta pelos direitos nos últimos anos deu o tom de como será sua segunda gestão à frente da Central.
“Foram quatro anos de muita luta que, agora, nós iremos intensificar cada vez mais nos próximos anos. Continuaremos apostando na unidade com as demais centrais sindicais e movimentos populares para contrapor todas as medidas fascistas, racistas, machistas e LGBTfóbicas que vierem a aparecer‘’, afirmou a dirigente que, junto com nova direção, tem consciência de que enfrentará uma conjuntura política adversa e muitos ataques aos direitos.
O 14º CECUT-RN, que reuniu cerca de 180 delegados e delegadas no auditório do Sindicato dos Servidores do Município de Natal (Sinsenat), nos dias 27 e 28 de novembro, tratou de temas como sindicatos forte, soberania, democracia e mais direitos para a classe trabalhadora.
No primeiro dia de congresso, o debate político contou a participação de Carmen Foro, Secretária-Geral da CUT Nacional, Daniel Gaio, secretário do Meio Ambiente da CUT e da deputada estadual Isolda Dantas (PT).
O segundo dia começou com a aprovação do plano de lutas e a organização interna para o próximo período. O plano de lutas, aprovado pelos delegados e delegadas, desafia a próxima gestão para a luta em defesa da democracia, de intensificação da mobilização contra as privatizações no estado e o fortalecimento da unidade com demais centrais e movimentos populares em defesa da classe trabalhadora.
Antes da eleição para definir a nova gestão, Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, falou dos impactos das reformas do governo de Jair Bolsonaro no mundo do trabalho.
O evento teve ainda uma homenagem à Vilma Aparecida, falecida há um ano. Ela foi a primeira mulher presidenta da CUT no Rio Grande do Norte e teve sua trajetória política no movimento sindical. Um documentário sobre a dirigente foi exibido no CECUT, e uma placa da CUT foi entregue para os familiares que estavam presentes.
O congresso ainda homenageou Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (SINTE/RN), que recebeu o título de cidadã natalense.
Presidenta
Eliane Bandeira e Silva
Vice-Presidente
Jocelino Dantas Batista
Secretário-Geral
Francisco de Assis Gomes Filho
Secretário de Administração e Finanças
Francisco Irailson Nunes Costa
Secretário de Comunicação
Alex de Pontes Silva
Secretário de Formação
Ionaldo Tomaz da Silva
Secretário de Organização e Política Sindical
José Teixeira da Silva
Secretária da Mulher Trabalhadora
Gildenia Barbosa da S. Freitas
Secretário de Relações do Trabalho
Jose da Cunha Neto
Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Carine da Silva Correia
Secretário da Juventude
José Ekeoma Alves dos Santos
Secretária de Combate ao Racismo
Jucyana Myrna Teixeira da Silva
Secretária de Saúde do Trabalhador
Francisca Luzia da Silva
Secretário de Meio Ambiente
Francisco Agnaldo de Oliveira Fernandes
Secretária de Assuntos Jurídicos
Ana Maria do N. Evangelista
Secretária de Cultura
Elza Maria Cabral
Secretária de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais
Eliete Vieira da Silva Martins
Secretária Executiva
Simonete Carvalho de Almeida
Direção Estadual
Eliene Bandeira e Silva
Maria do Socorro de F. Gomes
Vencerlina Celina G. de Aquino
Kaliane Elvira da Silva
Ronaldo de Almeida Bezerra
Isaac Paiva Linhares
Erlon Valério Silva de Araújo
José Pedro Neto
Gilmar Moreira de Oliveira
Maria Gabriela Evangelista
Marcia Maria Nogueira da Silva
Raimundo Canuto de Brito
Wésia Nogueira de Sena
Vera Lúcia Alves Messias
Raimunda Soares Costa
Sidnei Secundo da Rocha
Arnaldo Bruno Lopes vital
Francisco Meiryandson Rodrigues Brilhante