Escrito por: Concita Alves, CUT-RN

RN: Tiros interrompem ato pró-Lula e Fátima Bezerra é retirada do local   

O domingo (23) foi de tensão política e disparos de arma de fogo contra atividade pró-Lula no Rio Grande do Norte

Reprodução

Há uma semana do segundo turno da eleição que vai escolher o novo presidente do Brasil, o clima de tensão tem tomado conta do cenário político no país. No início da tarde deste domingo (23), em Natal, dois carros estacionados no Bairro de Ponta Negra, com bandeiras e adesivos de Lula (PT), foram alvejados por diversos tiros. Segundo a polícia um homem de moto teria sido o responsável pelos disparos.

Horas depois, a governadora Fátima Bezerra (PT) realizava um piseiro em apoio a Lula, em Macaíba (RN), na região metropolitana de Natal, e foi obrigada a interromper a atividade após a segurança identificar ao menos 10 disparos de armas de fogo nas proximidades do evento. Um homem ficou ferido. Veja abaixo o que piseiro. 

Horas depois, a governadora se pronunciou em suas redes sobre o acontecido e reforçou que está bem.

Galera, estou bem. Confio plenamente na segurança do Estado, e informo que as polícias Civil e Militar estão trabalhando para esclarecer o ocorrido em Macaíba.

— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) October 24, 2022

Em todo o estado, há relatos de pessoas contando que seus carros com adesivos de Lula estão sendo danificados.

Nota oficial do governo do RN sobre os tiros

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e todos que a acompanhavam em atividade política no começo da noite deste domingo (23), em Macaíba, estão bem.

Ninguém da comitiva foi atingido pelos tiros disparados por um homem que trafegava em motocicleta nas proximidades do evento.

A equipe de segurança da governadora agiu prontamente para proteger os participantes da atividade e, desde o momento do ocorrido, as polícias Civil e Militar estão fazendo diligências para apurar os fatos.

Coordenação da campanha Lula Presidente no Rio Grande do Norte

O que é piseiro

O piseiro é um ritmo que está tomando conta do Nordeste e, como não podia deixar de ser, vem lotando ruas  e avenidas de várias cidades da região com alegres manifestações democráticas da esquerda durante o processo eleitoral.

Segundo o pernambucano Orlandinho do Piseiro, o ritmo surgiu por meio de uma festa chamada “Pisadinha”, que é uma espécie de vaquejada no meio do mato. O cantor disse que o nome original era “Pisadinha”, mas se tornou “Piseiro”.

Na verdade, o ritmo certo de se falar é a pisadinha! Só que com o tempo os instrumentos foram sendo acrescentados e as músicas foram sendo modificadas. Daí surgiu o nome de Piseiro! A pisadinha é uma festa aonde vários amigos se juntam e cada um tem seu estilo de dança. Antigamente muitos dançavam agarrados, depois que a minha dança viralizou muitas pessoas dançam sozinhos!”, explicou Orlandinho.