Escrito por: Redação CUT

Rodoviários de Maringá continuam na luta por direitos

Mobilização antecede semana decisiva para definir campanha salarial da categoria

Reprodução

Em Campanha Salarial, diretores do Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Empresas de Transporte de Passageiros Intermunicipal, Interestadual, Turismo e Anexo de Maringá (Sinttromar) fizeram um ato em frente a garagem do Transporte Coletivo “Cidade Canção (TCCC)”, a maior empresa de transporte coletivo urbano da região. A mobilização aconteceu por volta das 3h40 na madrugada desta quinta-feira (11).

Um carro de som amplificou a voz dos sindicalistas, que ressaltaram o serviço essencial prestado pela categoria para a sociedade e a disposição de recompor o poder aquisitivo de salários e pisos, elevar o valor do vale alimentação e corrigir os valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atualmente fixado em R$ 1.948,00.

Os diretores do Sinttromar ainda portavam faixas exibindo as principais reivindicações da classe diante dos ônibus que deixavam a garagem. Uma delas apontava a aplicação de aumento nas tarifas por duas vezes, enquanto os salários permaneceram inalterados. Para dialogar e ganhar apoio da população, o Sinttromar tem percorrido garagens e pontos em que estão concentrados os trabalhadores, como a Praça Raposo Tavares, no Centro de Maringá, onde estão situados o terminal de ônibus e o ponto de vendas de tarifas urbanas.

NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO

Atuando em duas frentes, simultaneamente, o Sinttromar mobiliza os Rodoviários e defende as reivindicações da classe na mesa de negociações. Ainda na manhã de quinta, no retorno do movimento na TCCC, diretores do Sinttromar e representantes patronais definiram os termos do Acordo Coletivo da empresa Expresso Maringá, que modificam valores de salário, pisos e vale alimentação.

As contrapropostas apresentadas pelas empresas de transporte serão apreciadas pelos trabalhadores em assembléia na próxima quarta-feira (17), em quatro horários (8h30, 13h30, 18h30 e 20h30), na sede do sindicato (Av. Dona Sofia Rasgulaeff, 367 – Jardim Alvorada).