RS ultrapassa 3 mil mortes por Covid-19 e CUT cobra testagem do pessoal da saúde
Com mais de 3 mil pessoas mortas e quase 110 mil mortos, governador ainda não iniciou a testagem dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavíru
Publicado: 24 Agosto, 2020 - 10h39
Escrito por: CUT-RS
O Rio Grande do Sul registrou, neste domingo, 1.164 novas confirmações de contaminação, em 24 horas, e 16 mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Os óbitos, segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde, ocorreram entre os dias 15 e 22. O estado contabiliza 3.062 vidas perdidas e 109.873 pessoas infectadas pela Covid-190. O número de recuperados é de 99.822 (91% dos casos).
As 16 mortes ocorreram em Alvorada (1), Canguçu (1), Eldorado do Sul (1), Ijuí (2), Parobé (2), Passo Fundo (1), Pelotas (1), Porto Alegre (5), Santa Rosa (1) e São Lourenço do Sul (1).
E, mais uma vez, nesta terça-feira (15), às 11h, haverá uma manifestação da CUT-RS, em frente ao Palácio Piratini, a fim de cobrar do governador Eduardo Leite (PSDB) a testagem dos trabalhadores da saúde.
“Em vez de ficar trocando as cores das bandeirinhas e apresentar um calendário descabido de volta às aulas presenciais em meio à pandemia, Leite deveria formular um plano de testes em massa para a povo gaúcho, especialmente para quem está mais exposto aos riscos de contágio”, ressaltou Amarildo Pedro Cenci, presidentre da CUT-RS.
Também nesta terça, às 14h, será realizada nova audiência de mediação do Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região (TRT-4), entre a CUT-RS, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Feessers) e sindicatos que representam trabalhadores da saúde com as federações patronais dos hospitais privados e filantrópicos do Estado.
“O objetivo é exigir testagem para Covid-19 de todos os profissionais da saúde no RS, a fim de proteger a vida de quem está na linha de frente no combate à pandemia”, diz Amarildo.