Escrito por: Fetraf-Sul
Em Santa Catarina, 320 se formam em curso promovido com ajuda da FETRAF-SUL e UFSC
Agricultores familiares de 36 municípios de Santa Catarina se formam nesta sexta-feira (14), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social) no curso de Agricultor Familiar. O curso contemplou mais de 300 alunos e foi promovido pela FETRAF-SUL/CUT, Unicafes e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Carlos com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social.
Os participantes foram estimulados a desenvolver em suas propriedades mecanismos de produção e desenvolvimento através da aplicação de técnicas alternativas com enfoque agroecológico, de agroindustrialização e comercialização. O projeto incitou iniciativas associativas para aprofundar experiências organizativas democráticas, protagonizadas pelos agricultores familiares. O processo formativo foi além dos agricultores envolvidos, buscando articular a comunidade para construir redes solidárias.
A metodologia utilizada no curso foi a de regime de alternância (ação-reflexão-ação) para que os agricultores familiares se tornassem mais críticos e autônomos e desenvolvessem projetos de iniciativas locais visando a construção de redes solidárias e fomento do debate sobre a agricultura familiar, educação, saúde rural e políticas públicas.
Para o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin, o projeto foi um sucesso e proporcionou a oportunidade de formação à diversos agricultores catarinenses. “Formamos lideranças durante o curso e agora vamos ver o trabalho deles refletido nos municípios. É gratificante ver que o nosso empenho e dedicação transforma a sociedade”, finalizou.