MENU

SC: Após morte de trabalhador da Comcap, categoria protesta contra a precarização

Trabalhadores vão exigir fim da precarização e reivindicar mais segurança no trabalho

Publicado: 26 Janeiro, 2022 - 13h34 | Última modificação: 26 Janeiro, 2022 - 13h38

Escrito por: Sintrasem | Editado por: Marize Muniz

Reprodução/Sintrasem
notice

Os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), autarquia responsável pela coleta de lixo e limpeza de Florianópolis, realizam um ato nesta quarta-feira (26), a partir das 14h30, para protestar contra a morte de um companheiro. Emir Bez Bati aos 51 anos, foi atropelado por um caminhão no início da tarde desta quarta.

Eles vão exigir o fim da precarização da Comcap e reivindicar mais segurança no trabalho. O ato será em frente ao Pátio do Limpu, na Rua Quatorze de Julho, 375 – Estreito.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), a morte do trabalhador não foi um acidente inevitável. “Novamente, é a categoria que paga com seu sangue pela precarização e pela falta de segurança no local de trabalho”, afirmam os dirigentes.

De acordo com a direção do Sintrasem, após a reforma Administrativa, trabalhadores da Comcap foram espalhados por diversos setores da Prefeitura. Emir era soldador na Comcap e estava atuando no setor de Obras, no Itacorubi, onde ocorreu o acidente.

Se antes eles tinham acesso à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e ao setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) no próprio local de trabalho, na base do Limpu, agora a segurança no trabalho está em segundo plano e os acidentes têm se tornado cada vez mais frequentes.