Segunda semana de CECUTs terá encontros em Rondônia, Ceará, Maranhão e Paraná

Atividades começam nesta quarta-feira (26) e seguem até domingo (30), nos quatro estados

Publicado: 26 Julho, 2023 - 14h47

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

Roberto Parizotti
Encontros estaduais seguem a definir estratégias regionais e planos para o CONCUT

Os Congressos das CUTs estaduais (CECUTs) chegam à segunda semana com atividades programas em Rondônia, Ceará, Maranhão e Paraná. Os encontros organizados para atualizar os planos de luta regionais e eleger as novas direções, que comandarão as entidades até 2027, definirão também os nomes dos delegados e delegadas que representarão as centrais estaduais no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que será realizado de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.

O primeiro CECUT desta segunda série acontecerá em Rondônia, de 26 a 28 de julho. A seguir, a CUT-CE, a CUT-MA e a CUT-PR promovem atividades entre os dias 28 e 30 de junho.

Em Rondônia, a presidenta da CUT do estado, Elzilene Nascimento, destaca que o 17º CECUT, na capital Porto Velho, apontará para questões que vão além do cotidiano sindical e impactam a vida de toda a classe trabalhadora.

“Além do debate fundamental sobre direitos trabalhistas, em nossa agenda também estão discussões sobre saúde e educação que transformam a vida de nossos companheiros e companheiras”, avaliou.

No Ceará, o evento ocorre em Fortaleza e de acordo com o presidente da CUT-CE, Wil Pereira, o desafio de apontar caminhos para a classe trabalhadora em um momento de reconstrução do país demandará discussões intensas.

“Celebrar os 40 anos da CUT realizando mais um congresso é um momento histórico. Vamos juntos aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora”, afirmou.

No Maranhão, o 14º CECUT terá como objetivo estabelecer um programa de ações em parceria com as demais forças progressistas para mobilização das ruas em busca de diminuição de desigualdades, por equidade e apontando para reconstrução do Brasil, conforme destacou o presidente da CUT-MA, Manoel Lages.

“Vamos ressaltar aos trabalhadores e à sociedade a importância da Central na retomada do progresso e do desenvolvimento do Maranhão, da região Nordeste e do Brasil. Chegamos aos 40 anos em um ritmo de união da classe trabalhadora por sindicatos mais fortes junto dos movimentos sociais e com um bloco de esquerda lutando por sociedade mais justa e igualitária”, definiu.

O 15º CECUT da CUT-PR acontece na Associação Banestado, na Praia de Leste, litoral paranaense, com a presença de aproximadamente 300 delegados e delegadas. Conforme aponta o presidente da Central no estado, Marcio Kieller, o momento é de redefinir os caminhos para que a CUT-PR siga a liderar e encampar as lutas das organizações sindicais na região.

“Ao longo de décadas os dirigentes sindicais cutistas fizeram história em cada CECUT. Cada edição realizada traz consigo a marca de um tempo, de um desafio, que a CUT, como uma das maiores centrais do mundo, sempre soube dar a resposta correta e por isso foi e é protagonista na defesa da classe trabalhadora brasileira e paranaense”, indicou.