Semana Pedagógica terá “Dia D APP na escola”

Organização, resistência e luta serão alguns dos temas em debate

Publicado: 02 Fevereiro, 2015 - 11h18 | Última modificação: 02 Fevereiro, 2015 - 11h21

Escrito por: APP-Sindicato

Durante a reduzida 'Semana' Pedagógica deste início de ano, as escolas estaduais de todo o Paraná receberão materiais e a visita de dirigentes da APP-Sindicato. Os (as) representantes da categoria irão até os (as) professores (as) e funcionários (as) durantes os dois dias de aprofundamento pedagógico (5 e 6 de fevereiro) para discutir os temas da pauta de 2015.

O "Dia D", com já é conhecido o dia de debates da APP na Escola, dá sequência às mobilizações da categoria este ano. Desde o dia 31 de dezembro a APP atua em várias frentes para cobrar do governo itens pendentes da pauta. Já no dia 1º de janeiro, durante a posse do governador, professores(as) PSS e a direção da APP realizaram manifestação em frente ao Palácio Iguaçu quando o governo anunciou que não pagaria os trabalhadores PSS em dia. Durante todo o mês de janeiro a direção estadual da entidade tem feito insistentemente cobranças nas diversas secretarias sobre os pagamentos, sem sucesso. Na terça (3) a entidade estará mobilizada num Ato em frente à Secretaria da Fazenda (às 16h) para reivindicar  os pagamentos em atraso.

Atraso de salários, corte de vagas, descumprimento de direitos dos (as) trabalhadores (as), diminuição da semana pedagógica, foram alguns dos temas abordados nestas primeiras semanas do ano e para dar conta da amplitude de temas e necessidade de organização a APP preparou também edições especiais do Jornal 30 de Agosto e do Jornal Mural que subsidiarão os debates sobre política, direitos dos (as) educadores (as) e ações do Sindicato.

“É momento de debate sobre a pauta e sobre nossa organização, por isso a importância de elegermos os(as) representantes em cada escola do Paraná. Eles e elas serão o elo entre o sindicato e a categoria”, afirma a professora Tereza Lemos, secretária de Organização da APP.

Logo após o término da semana, no sábado 7 de fevereiro, acontece a Assembleia Estadual da APP-Sindicato. Momento em que educadores e educadoras decidirão quais ações a categoria irá tomar neste início de ano de letivo. Cumprindo o compromisso de descentralizar as ações do sindicato, a assembleia será na cidade de Guarapuava, região central do Estado.

“Escolhemos a cidade por estar numa região central do Estado, facilitando o acesso de todas as regiões do Paraná. Uma caravana que sairia de Paranavaí e demoraria cerca de dez horas para chegar a Curitiba, levará metade deste tempo para chegar à Assembleia desta vez.Significa menos cansaço e mais disposição para o debate e para as lutas que teremos”, destaca o presidente da APP, Hermes Leão. Ele ressalta que haverão também assembleias na capital, mas que a ideia da descentralização foi aprovada pela categoria que sempre participa das assembleias.

Clique aqui e acesse os materiais para subsidiar os debates da categoria.

Assembleia Estadual da APP-Sindicato
Data: 07/02/15
Local: Guaira Country Clube (Sede Social)
End.: Rua XV de Novembro, 7.647 - Centro - Guarapuava / PR