MENU

Seminário em Porto Alegre debate reforma Administrativa na próxima sexta

Evento será promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020

Publicado: 09 Agosto, 2021 - 09h37 | Última modificação: 09 Agosto, 2021 - 09h41

Escrito por: CUT-RS

Reprodução
notice

A CUT-RS convoca os trabalhadores e as trabalhadoras a participarem do “Seminário sobre a reforma Administrativa – PEC 32”, que será realizado na próxima sexta-feira (13), das 8h30 às 13h30, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. 

O evento, que conta com o apoio do parlamento gaúcho, será promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020.  A coordenação será do deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), que integra a Comissão.

A atividade ocorrerá de forma presencial, porém limitada a 120 pessoas, por causa das restrições sanitárias. No entanto, haverá transmissão ao vivo que pode ser acompanhada nas páginas da CUT-RS e sindicatos que representam servidores no Facebook e Youtube. 

PEC 32 é o fim dos serviços públicos

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, “será mais um momento oportuno para esclarecer a sociedade sobre as maldades que estão por trás dessa reforma administrativa do governo Bolsonaro e pressionar os parlamentares, para que defendam os serviços públicos e votem contra a PEC 32”.

“Temos que acordar quem ainda não abriu os olhos para a crueldade desse novo ataque do governo, sob o comando do ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, que visa desmontar o estado e entregá-lo para a iniciativa privada”, salienta a secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves.

“Se for aprovada, a reforma administrativa vai retirar direitos de servidores e servidoras, travando o acesso dos trabalhadores e das trabalhadoras aos serviços públicos”, aponta a secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira. 

“Acaba com a estabilidade e os concursos públicos para várias funções, cria formas precárias de contratação – que servirão como um entrave para a garantia dos direitos dos servidores atuais – e abre as portas do setor público para o desmonte e a corrupção via privatizações – por exemplo, a partir das organizações sociais (OS)”, alerta o diretor do Sintrajufe-RS e da CUT-RS, Marcelo Carlini. 

A secretária-geral do Sindserf-RS e secretária de Meio Ambiente da CUT-RS, Eleandra Koch, enfatiza que “o seminário será mais um momento de pressão dentro de um calendário de lutas e mobilizações contra a reforma administrativa, que aponta para a paralisação dos servidores e das servidoras no próximo dia 18 de agosto”. Haverá também mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada.

Panfletos, campanhas na mídia e gibi

Várias atividades têm sido organizadas pela Frente dos Servidores Públicos (FSP-RS), integrada pela CUT-RS, como panfletos, outdoors e campanhas no rádio, na televisão e nas mídias sociais.

Merece destaque o gibi da CUT-RS e sindicatos contra o pesadelo da reforma administrativa, produzido em Caxias do Sul, com tiragem de 80 mil exemplares. 

“O material é muito bem recebido pela população e conta as desventuras da família Silva, que percebe que essa reforma é o fim dos serviços públicos, do atendimento gratuito e universal nos postos de saúde e nas escolas”, destaca a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul e diretora da CUT-RS, Silvana Piroli.

Também está disponível o site Na Pressão onde é possível disparar mensagens aos deputados federais que estão indecisos e os que vem se posicionando contra a reforma administrativa.

Confira o calendário de mobilização

12/8 – 11h – Visita à base eleitoral do deputado Alceu Moreira (MDB).

13/8 – 8h30 – Seminário sobre reforma administrativa, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa

18/8 – Greve nacional dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dia de mobilização da classe trabalhadora.